20 de agosto de 2005

Navroz - Macacos - Venda de bebê


Namastê

Navroz é o primeiro dia do calendário Zoroástico.

É um dia de celebração para os seguidores de Zoroastro conhecidos como Parsis.

O Zoroatrismo é uma religião muito interessante com lindos fundamentos. Seus templos são conhecido como Fire Temple ou seja, Templo do Fogo pois você sempre encontra uma tocha de fogo acesa. Eu visitei o Fire Temple aqui de Delhi, mas algum dia gostaria de poder visitar o de Mumbai.

***

Como já escrevi anteriormente, o forte da Índia não é esporte. Ela tem um time de cricket que dificilmente vence qualquer campeonato, um time de rockey na mesma situação, um piloto de fórmula 1 que consegue ser mais lento que o Rubinho e pra completar, a atleta Neelam Jaswant Singh cujo marido é seu treinador foi pega pelo exame anti-dopping no campeonato mundial de atletas de Helsinki. A coisa vai mal aqui em termos de esportes.

***

Mani Rishidas da cidade de Agartala, deu a luz a um menino dia 10/08/2005 e o vendeu a um puxador de riquixá, cuja esposa não pode ter filhos, por 2 mil rúpias (112,00 Reais). Como o comprador é uma pessoa pobre, ele pagou 300 rúpias (17,00 reais) e o restante será pago em prestações.

A mãe do bebê ficou viuva quando estava no 6º mês de gravidez e vive em condições de miséria. A transação comercial foi selada na corte local mas as autoridades tentaram explicar a mulher que isso é ilegal, no entanto ela disse que o bebê era dela e ela preferia vendê-lo pois sabe bem que não pode sustentá-lo. O comprador e sua esposa foram embora felizes com o bebê no colo.

A venda de crianças aqui na Índia não é incommum; o que chamou a atenção nesse caso foi o bebê ter sido vendido a prestação.

Detalhe: O comprador disse que compraria o bebê somente se ele fosse um menino. O que também não surpreende visto que ninguém quer ter ‘filha mulher’.

***

A macacada continua solta em Nova Delhi e arredores. A vida está se tornando insuportável em certos bairros. Os macacos andam destruindo muitas coisas e machucando as pessoas. Já entraram até dentro de certos escritórios do governo e destruíram e bagunçaram todos os papéis e documentos. O governo explica que é época de acasalamento e que por isso a macacada anda ainda mais agitada.

Ainda bem que aqui no bairro onde eu moro não temos problemas com os macacos; temos apenas problemas com as vacas, ratos, baratas, corvos e cachorros! Quero passar bem longe desses macacos violentos.

***

Em 2006 o Taj Mahal terá não somente circuito interno de TV mas também aparelhos de Raio X, para proteção contra ataques terroristas. O governo já avisou que vai aumentar o preço da entrada para os indianos de 20 rúpias para pelo menos 35 rúpias (2,00 reais) e para os estrangeiros de 750 rúpias (42,00 reais) para só Deus sabe quanto!

Quando eu fui ao Taj em 2001 eu paguei 800 rúpias.

INCREDIBLE INDIA!

Om Shanti

Um comentário:

  1. Olá. Quero dizer que o seu blog, a cada dia que passa, fica ainda melhor. As fotografias são enriquecedoras. Ah, que história é essa de "macaco tarado"? Risos... Fiquei curiosa...
    Vou aguardar o comentário sobre o templo dos ratos. Seria muito pedir para vc colocar umas fotos do templo?
    Beijos.

    ResponderExcluir