19 de agosto de 2005

Raksha Bandhan e Riquixá



Namastê!

Hoje os hindus celebram Raksha Bandhan ou Dia do Irmão.

Na verdade Raksha Bandhan significa ‘união de proteção’. Essa celebração acontece na lua cheia do mês de Shravan.

As irmãs amarram um Rakhi no pulso direito dos irmãos, preparam e servem-lhes comidas e doces, dão-lhes presentes e rezam para que tenham vida longa.
O Rakhi é um tipo de pulseira de cordão trabalhado em macramé com desenhos e decorações.

Antes que vc me pergunte, a resposta é NÃO, não há o ‘Dia da Irmã’, apenas do irmão. Machismo puro.

***

Ontem, 500 bombas estouraram quase que simultaneamente por toda Bangladesh, país vizinho a leste da Índia. O país é pequeno e é dividido em Distritos e não estados como no Brasil e na Índia. Bangladesh tem 64 distritos e 61 deles sofreram atentados a bomba entre 11:00 e 11:30 hs. Morreram 4 pessoas e centenas estão feridas. Até o momento ninguém assumiu a autoria pelos 500 atentados simultâneos.

Infelizmente os países vizinhos a Índia são muito instáveis e possuem muitos grupos terroristas causando sempre apreensão entre os indianos e a todos nós que aqui vivemos. O Paquistão já é internacionalmente conhecido por suas 'escolas' de terrorismo. Sri Lanka também sofre com grupos locais terroristas e a situação também é séria no Nepal que fica ao norte da Índia.

***

Agora encontra-se nos jornais e revistas propaganda do KNOCKOUT, spray de pimenta (
***

Você que acompanha o blog leu uns dias atrás que um homem havia recebido uma sentença de 7 anos por estupro, pois bem, a sentença foi reduzida para 24 horas pelo juíz; uma vez que o estuprador é que sustenta a família dele, o juiz entendeu que ele não deve ficar preso pois se não a família iria passar fome.

Houve também um outro caso em que o juiz reduziu a sentença de 7 anos para 45 dias pelo mesmo motivo. Aqui a lei é patriarcal e machista. A culpa é sempre da vítima e nunca dos estupradores. A maoiria não são presos e se são presos pegam penas leves ou reduzidas como essas que acabei de citar. Acredita-se que é sempre a mulher que seduz o homem e portanto a culpa é dela; sendo que aqui na Índia as mulheres andam todas cobertas de panos, não usam mini-saias, shorts, bermudas, bikini ou maiô etc e entram no mar de roupa.

***

Mais uma vez está se tentando acabar com os riquixás puxados por homens.

Desta vez estão usando “base humanitária” para se acabar com essa “humilhação” segundo o governo de Calcutá (atual Kolkata). Kolkata é o único lugar da Ásia onde ainda existe o riquixá puxado a ser humano.

Os puxadores de requixás são 80% imigrantes ilegais vindos de Bangladesh (país vizinho), segundo dados estatísticos do governo, 10% são dos estados de Bihar e Orissa e apenas 10% são bengaleses. Os puxadores estão temerosos quanto ao seu futuro e dizem que é seu ganha-pão e tem orgulho de terem uma profissão. Eles temem virarem mendigos e estão muito preocupados com o que vai acontecer com eles e como sustentarão suas famílias.

Ainda me lembro quando cheguei aqui pela primeira vez em 1999 o susto que levei ao ver que em Kolkata ainda existia esse tipo de requixá. Nunca tive coragem de pegar um deles embora me tenha sido dito que se não usarmos seus serviços eles passam fome.

Um requixá movido a bicicleta custa cerca de 8 mil rúpias = 445,00 Reais; o que é uma “fortuna” para quem sobrevive em condições de quase miséria.
INCREDIBLE INDIA!

Om Shanti
http://www.knockoutspray.com/), a polícia da cursos rápidos de auto-defesa (Self-Defense) para as moças nas faculdades e publica nos jornais sugestões tipo: “não saia sozinha, evite lugares escuros e isolados, não sai de casa após as 20:00 hs”. Mas isso é muito pouco para coibir os estupros, que no geral são feitos por grupos de homens que planejam com antecedência seus ataques.

Como uma moça de 15 anos vai se defender contra 8 homens???? Isso aconteceu dentro de um ônibus 2 dias atrás. Já pensou no risco de AIDS e outras doenças? Como um homem tem coragem de colocar o pênis dentro de uma vagina que acabou de receber esperma fresco de 7 homens antes dele? A moça é tratada como um reservatório de esperma, um poço!!

2 comentários:

  1. Seja bem-vinda. EStava sentindo falta das notícias. Passo aqui no blog todos os dias. Continuo chocada com as notícias dos estupros. Não tem como haver uma mobilização feminina?

    ResponderExcluir
  2. Oie... nossa Sandra!!! fico indiguinada com esses estupros...e vc que vive ai como faz para se defender disse???
    bjs

    ResponderExcluir