28 de agosto de 2005

Templo Karni Mata




Namaste

Aqui vai uma rápida explicação sobre o famoso templo Karni Mata, mais conhecido como o “Templo dos Ratos”.

O templo Karni Mata fica na vila Deshnok a 30km ao sul de Bikaner, no estado desértico indiano do Rajastão.

Nesse templo, milhares de ratos são venerados diariamente. A entrada é grátis, mas são cobradas 20 rúpias por câmera fotográfica e 50 rúpias por filmadora.

Segundo a lenda local, Karni Mata, uma das muitas incarnações da Deusa Durga, que viveu no século XIV; certa vez pediu ao Deus da morte, Yama, para devolver a vida do filho de um homem contador de estórias. Quando Yama recusou-se, Karni Mata reencarnou todos os contadores de estórias que já haviam morrido, na forma de ratos, para que assim Yama não tivesse mais almas humanas de contadores de estórias para matar, (uma vez que essas almas seriam no futuro, reincarnadas como seres humanos). Resumindo, foi uma vingança.

Os ratos sagrados são conhecidos por Kabas e o templo possui lindas portas de prata e é esculpido em mármore branco em alto e baixo relevo, que foram doados pelo marajá Ganga Singh.

Como todo templo hindu, antes de entrar você tem que remover os sapatos; e nesse caso, será uma benção se um roedor passar por cima de seu pé (sério, sem brincadeira). Pisar no xixi e cocô dos kabas ‘faz parte’ como se diz aí no Brasil, mas eu acho melhor tentar evitar.

Mantenha os olhos bem abertos pois ver um rato branco (albino) é considerado muito auspicioso e você será duplamente abençoado. Infelizmente é muito difícil ver um, e se você conseguir ver um, com certeza você é uma pessoa de sorte!!

Faz parte do ritual religioso hindu comer Prasad (comida benta/benzida/abençoada), no caso desse templo, as bençãos serão acompanhadas de boa sorte, se o Prasad tiver sido antes salivado pelos Kabas. Também faz parte do ritual oferecer leite e comida aos kabas.

O templo Karni Mata é um local sagrado e de peregrinação religiosa para os hindus. O templo não é um “show de horrores” ou uma diversão para turistas. Eles tem fé e realmente creem no poder da Deusa Karni Mata e na sua lenda. Lembre-se disso antes de visitá-lo.

Para maiores informações por favor acesse o website: http://www.karnimata.com/

Continue lendo http://www.indiagestao.blogspot.com/ o único blog com notícias da Índia em português.

Incredible India!

Om Shanti