18 de setembro de 2005

Casamento Hindu - Parte III



Namastê!

Casamento Hindu - PARTE III

Como eu disse anteriormente, o dote foi proibido por lei, mas na prática a coisa é outra. Na verdade mudou de nome. Agora é conhecido como ‘presente de casamento’.

A família da noiva presenteia o noivo e/ou sua família; seja em dinheiro ou em bens como automóveis, motocicletas, vacas, bicicletas, camelos, etc. Existem ‘presentes’ para todos os gostos e para todos os bolsos.

Tradicionalmente as moças levam consigo, ao mudarem-se para a casa do rapaz, a cama, criado-mudo, guarda-roupa, colchão, travesseiros e enxoval de cama e banho para ambos.

A família da noiva ainda deve comprar para ela roupas, calçados, jóias e maquilagem, tudo tem que ser novo pois ela vai iniciar uma nova vida - a vida de casada.
A moça deixa suas roupas e coisas antigas na casa de seus pais, e muda-se para a casa do marido levando somente roupas novas e afins. Com certeza é uma parte importante do ritual de passagem (casamento); deixar o velho para trás (a vida de solteira) e começar vida nova (vida de casada).

Há números precisos de peças de roupas que a moça deve comprar para si, por exemplo: 11 roupas, ou 21, ou 31 etc. Ela não pode comprar por exemplo 24 roupas, ou qualquer outro número pois isso não traria sorte ao casamento. Essa é com certeza a parte favorita das moças em relação a preparação para o casamento. A mulher indiana AMA comprar roupas, jóias e calçados; e tem aquelas que abusam do bolso paterno, comprando tudo do mais caro e do melhor. Muitos pais pegam empréstimos em bancos para arcar com as despesas envolvidas no casamento incluindo ‘presentes’; e depois ficam anos pagando o empréstimo.

Não apenas a moça deve ter roupas, jóias e calçados novos, mas também toda sua família, assim como para a família do noivo!

Cabe ao religioso hindu que realizará a cerimônia religiosa, marcar o dia e horário mais auspicioso para o casamento, segundo o calendário religioso hindu, que só eles entendem devido ao alto grau de complicação do mesmo.

Aluga-se então salão de festa ou campo aberto que será mais tarde cercado de panos (tipo circo) pra deixar intrusos de fora, onde serão realizadas as cerimônias e rituais; que não são poucos!

Naturalmente providencia-se também a decoração de flores e escolhe-se o cardápio para o jantar dos convidados. As flores fazem parte integral de qualquer função religiosa hindu e são extremamente importantes.

Muitas vezes quandos os noivos e suas famílias não são vegetarianos, mesmo assim por economia, servem apenas comida vegetariana aos convidados. Isso não ocorre em outros lugares da Índia onde as pessoas no geral não economizam na comida e tem prazer em servir do melhor aos seus convidados.

Por favor aguarde a PARTE IV

Continue lendo http://www.indiagestao.blogspot.com/ o único blog com notícias da Índia em português.

Om Shanti