25 de setembro de 2005

Choque Cultural


Namaskar

Por mais que você leia o blog, por mais que você leia artigos em jornais e revistas ou por mais que você assista aos documentários sobre a Índia na TV, mesmo assim você não vai estar NUNCA preparada para o choque cultural ao desembarcar aqui. Aliás como digo sempre, o choque cultural já começa no próprio aeroporto.

Nestes anos de Índia já vi brasileiras chorarem literalmente de desespero. Lágrimas de agonia escorrendo pelas faces. Já vi pessoas praguejarem, amaldiçoarem e xingarem. As que viajam em dupla ou mais chegam a brigar entre si, tamanho é seu desespero e stress em solo indiano.

É muito triste ver as pessoas terem seus sonhos e planos de viagem transformados em um inferno e não em uma benção como o esperado. A grande maioria cancela seus planos de semanas de estada aqui e acabam ficando apenas poucos dias. As companhias aéreas já estão acostumadas com a antecipação de passagens aéreas de retorno por parte dos estrangeiros.

No momento estou mais uma vez tentando dar apoio a duas jornalistas brasileiras que se encontram nessa situação. É lamentável ver a frustração em seus rostos, após meses de preparo e expectativa. Fico com muita pena mesmo. E é exatamente este o motivo que me leva a escrever esse blog. A intensão é alertar os brasileiros antes de virem para cá.

Que fique BEM claro, que a Índia NÃO é um país ocidental.

Aqui NÃO tem as facilidades que tem aí e MUITO MENOS os conceitos de higiene e limpeza.

Aqui não temos hipermercados e muito menos do tipo 24 horas como tem em São Paulo.
A menos que você fique em hotel 5 estrelas, você NÃO vai encontrar papel higiênico em toilets públicos, pois as pessoas se limpam com a mão esquerda jogando um pouquinho de água com uma caneca.

Elas comem com a mão direita sem utilizar garfo, faca ou colher. A privada é no chão, onde tem-se que ficar de cócoras. A comida é MUITO apimentada e condimentada. Água só mineral, e TODOS passam por indigestão e diarréia.

Os cambistas ficam no seu pé, e os mendigos também de modo tão incistente que chega a ser irritante; e você perde a paciência. TUDO tem que ser pechinchado e barganhado. Tem muita sujeira, fezes humanas, de vacas, ratos e outros animais, pelas ruas. E por aí vai .... Resumindo, é um outro mundo, uma outra realidade, é o oriente, é a Índia!!!!!!!!!!

Peço a você minha querida leitora que REALMENTE se informe MUITO bem antes de vir para a Índia. Leia muito, pesquise na Internet, procure por fotos. Traga um mapa, faça um roteiro do que você quer ver e fazer por aqui. PLANEJE MUITO BEM SUA VIAGEM E ACIMA DE TUDO VENHA COM O CORAÇÃO MUITO ABERTO E PRONTA PARA ENCARAR TUDO DE FRENTE E COMO EXPERIÊNCIA DE VIDA.

Não faça a bobgem de querer ir ao Himalaia no inverno ou no Rajastão no verão. Tudo tem sua época mais apropriada para ser visitado.

NÃO traga mais do que uma mala e uma mochila pequena para as costas. Traga repelente de mosquitos e câmera fotográfica/filmadora. Por favor, prepare-se. Prepare-se muito e prepare-se bem!!! E só então você terá uma BOA VIAGEM!!

Faça parte da comunidade Orkut, Eu Leio Indi(a)gestão.

Om Shanti