3 de outubro de 2005

Casamento Hindu - Parte IV


Namaskar

Casamento Hindu - PARTE IV

Noivo e noiva preparam-se 1 dia antes do casamento passando por tratamentos de beleza dos pés a cabeça, semelhante ao “dia da noiva” que tem nos salões aí no Brasil. Naturalmente o “dia da noiva” da mulher é muito mais elaborado do que o do homem. A tradição manda que façam mehendi nas mãos, antebraços, pés e canelas (tatuagem de henna).

Finalmente são chegados os dias do casamento (só 3 dias atualmente, mas no passado era 1 semana de casamento!).

O noivo vai ao salão de festa alugado pela família da noiva levando consigo somente parentes próximos e amigos íntimos. Antigamente as pessoas não se casavam em salões de festa, mas sim em casa, e portanto o noivo ia até a casa da noiva.

O noivo vai em um carro todo enfeitado com flores. Aqui em Delhi e no norte da Índia, ele vai em um cavalo branco todo enfeitado e com uma banda na frente tocando música cafona e irritante; enquanto os amigos e familiares bebados vao dancando ao redor.

Fico com muita pena dos cavalos que sofrem muito com o barulho extremamente alto.

Ao chegar ele é recebido pelos parentes mais velhos da noiva (avô, pai e tios).

O ritual religioso possui 2 sacerdotes, 1 contratado pela família da noiva e é quem realiza toda a cerimônia, e outro representando a família do noivo, que fica meio que de olho no outro sacerdote pra ver se ele está realizando os rituais corretamente ou não.

O ritual é longo e complicadíssimo, as coisas mais simbólicas são a caminhada ao redor do fogo, a troca de guirlanda de flores, o homem colocando sindoor na noiva, a roupa dela amarrada a roupa dele com um nó. O ritual demora de 3 a 4 horas!!!!

Após o ritual vem a festa logo em seguida, festa essa oferecida pela noiva aos seus convidados e a meia-dúzia de gatos-pingados de parentes do noivo.

Os convidados vão embora após comerem e no salão de festa ficam apenas os noivos, seus amigos íntimos e os membros sênior da família da noiva. Eles não dormem e ficam lá até o amanhecer.

Pela manhã eles todos vão a casa do noivo onde acontecem mais rituais. Essa noite eles dormem em quartos separados e não podem se ver. No terceiro dia a festa é no salão alugado pelo noivo, dessa vez com todos seus parentes e amigos e com apenas meia-dúzia de gatos-pingados por parte da noiva.

Finalmente na terceira noite é que ocorre a famosa Noite de Núpcias ;)

Os indianos não registram seus casamentos no papel e só agora em 2005 é que o governo indiano está fazendo um projeto para ver se consegue implementar o registro de casamento obrigatório, assim como o de nascimento. Para os indianos basta a festa e o religioso.

Há 3 Leis de Casamento aqui na Índia, uma para hindus (monogâmico), uma para muçulmanos (poligâmico) e o especial (para estrangeiros como eu e todas as outras religiões incluindo a cristã - monogâmico).

Sim, os homens muçulmanos podem ter mais do que 1 esposa, na verdade a lei permite que eles tenham até 4 esposas.

Após o casamento os noivos viajam em lua-de-mel e ao retornarem vão morar na casa dos pais do noivo juntamente com toda a família dele.

Isso conclui meu relato em relação ao casamento hindu.

Participe da comunidade Orkut Eu Leio Indi(a)gestão.

Continue lendo http://www.indiagestao.blogspot.com/ o único blog com notícias da Índia em português.

Incredible India!

Om Shanti