7 de outubro de 2005

Educação


Nâmaskar

O sistema de educação indiano vai passar por uma reforma. Como sempre a pessoas a favor e pessoas contra. Basicamente, querem simplificar o currículo de ciências, aumentar 15 minutos no tempo dos exames, conceito ao invés de nota e outras mudanças.

A intenção é diminuir o stress dos pais e dos alunos em relação a nota e a acirradíssima competição entre os alunos que todos os anos clama a vida de muitos deles.

É comum encontrarmos nos jornais notícias de suicídios de alunos indianos que por vergonha de não terem passado nos exames finais acabam por tirar a própria vida. É inacreditável a pressão que os alunos indianos sofrem não somente por parte dos pais mas também de toda a sociedade para que passem de ano e sejam sempre os melhores. A educação formal é uma coisa levada muito a sério nesse país e chega a extremos.

***
Desde que as passagens aéreas na Índia para os vôos domésticos tiveram seus preços reduzidos a ponto de se comprar uma passagem Delhi-Mumbai por apenas 500 rúpias (27 reais), o sistema ferroviário tem sofrido perda de passageiros. Para ver se os indianos voltam a usar os trens de longa distância, o sistema ferroviário planeja uma reforma e melhoria nos principais terminais (estações ferroviárias) do país. A intenção é fazer com que se pareçam aos lounges dos aeroportos, com praça de alimentação, ar condicionado, lojas, Internet etc. Quem já veio para a Índia sabe muito bem como uma modernização e reforma são extremamente necessárias em todas as estações de trem desse país!!!

***
Mulheres muçulmanas da cidade de Mirzapur apesar de terem que se vestir a vida inteira de burqa, estão aprendendo a desenhar mini-saias, lingerie e até bikinis na escola de desenho de moda SAIF – Sultan Ahmed Institute of Fashion. Será esse um primeiro passo para o fim da imposição da burqa algum dia?

***
O renomado Dr. Benjamin Carson veio a Índia para realizar a difícil cirurgia de separação das irmãs siamesas Saba e Farah. A cirurgia é de altíssimo risco e de extrema dificuldade.

***
Delhi planeja construir um monorail nos moldes japoneses. A empresa japonesa Hitachi já disse que vai participar da licitação.

***
A gambiarra elétrica levou mais um. Dessa vez foi um rapaz de 21 anos de idade que morreu eletrocutado.

Participe da comunidade Orkut, Eu Leio Indiagestão.

http://www.indiagestao.blogspot.com/ o único blog em português com notícias da Índia.

Incredible India!

Om Shanti