21 de dezembro de 2005

Casamento Infantil


Namastê

O resultado do Censo realizado aqui na Índia em 2001 revelou que 11.7 milhões de indianos não respeitaram a lei e casaram ainda menores. (4.9 milhões de meninas casaram antes da idade oficial de 18 anos e 6.9 milhões de meninos casaram antes da idade oficial de 21 anos)

1.3 milhões de meninas que casaram ilegalmente, ou seja, antes de completar 18 anos, já estão viúvas e 56 mil já se separaram ou divorciaram. 90 mil meninos já estão viúvos e 75 mil estão separados.

Bigamia e poligamia também continuam bem, obrigada. Há 5 milhões de mulheres casadas a mais do que de homens casados, e pelos cálculos do governo esse número pode chegar até 10 milhões. Essa prática é mais comum na zona rural mas não é exclusiva, nas cidades também ocorrem bigamia e poligmia.

Os estados mais afetados com o casamento infantil são:

Rajastão = 5.61%
Madhya Pradesh = 3.71%
Bihar = 3.36%
Uttar Pradesh = 3.23%
Jharkhand = 2.76%
Orissa = 2.56%
Uttaranchal = 1.21%
Goa = 1.03%
Himachal = 1.00%
Kerala = 0.82%

***
O jogador de cricket Rahul Dravid não pode participar do último jogo devido a uma forte diarréia e problemas gastrointestinais. Se a famosa dor de barriga afeta aos próprios indianos, imaginem nós, estrangeiros!!!! Por isso digo sempre, venham para a Índia, mas tragam Imosec!

Segundo me informaram, as ocorrências de diarréia diminuíram muito desde que o governo começou a investir no tratamento de água, as pessoas começaram a ferver ou filtrar a água e principalmente desde que surgiram no mercado indiano as abençoadas águas filtradas engarrafadas. Hoje em dia podemos encontrar garrafas de água em todos os lugares. Uma verdadeira benção!

Falta agora cuidar da higiene na comida. As diarréias ultimamente tem sido mais pela comida do que pela água. Mesmo comida caseira as vezes causa problemas sérios. Minha pior intoxicação alimentar aqui foi um camarão que comi na casa da mãe do meu esposo anos atrás. Já perdi as contas de quantas vezes tive diarréia e Indi(a)gestao. Pelo menos por quatro vezes já tive que tomar antibiótico para poder melhorar. Infelizmente problemas de diarréia são muito comuns aqui e afetam a todos incluindo aos próprios indianos.

***
O governo de Delhi mandou derrubar todas as construções ilegais em áreas residenciais que estavam sendo usadas para comércio. O estranho é que essas construções já existem faz muito tempo. São grandes lojas com imensas fachadas, nada escondido. A propina sempre rolou solta e tudo sempre esteve em paz; agora, derrepente, o governo mandou derrubar tudo. Vamos fingir crer que Delhi está se tornando honesta e quer tão somente legalizar as construções que fogem as normas e leis.

OM Shanti