24 de janeiro de 2006

Semana da República - Parte II


24/01/2006

Nâmaskar

Semana da República

Em comemoração ao Dia da República (26 de Janeiro), estarei apresentando para você esta semana alguns dos Símbolos Nacionais da nossa querida Índia.

Hoje é a vez da Fauna:

O PÁSSARO Nacional é o PAVÃO.

O Pavo cristatus, ou simplesmente Pavão é nativo da Índia. Os macho possuem uma linda plumagem na cauda, que quando aberta parece um leque. E por falar em leque, é fácil encontrar leques feitos com penas de pavão à venda por aqui.

Eles vivem em áreas de floresta próximo a água. Há um parque aqui em Delhi chamado Deer Park (Parque dos Viados), que possui além de viados vários pavões. É gostoso passear nesse parque após uma chuva de verão pois os pavões gostam muito da chuva e saem de seus ninhos. É muito fácil vê-los nessas ocasiões.

Antigamente eles serviam de caça e como alimento, mas atualmente sua caça foi proibida.



O ANIMAL Nacional é o TIGRE.

Esse imponente felino, Panthera tigris, é no geral de cor amarelada com listas pretas e barriga branca. Há também tigres brancos com listas pretas. Eles são meus favoritos! São MUITO lindos!!!! Grandes e majestosos!

Haviam muitos tigres antigamente aqui na Índia, mas atualmente a situação anda complicada para esses felinos que estão beirando a extinção por aqui. O governo indiano implantou algumas reservas para eles, mas os caçadores entram ilegalmente nestas reservas e os matam.

Atualmente a matança de tigre é simplesmente pelo valor de sua pele, mas antigamente era símbolo de coragem e bravura. Os maharajas gostavam de caça-los, exibindo assim suas habilidades como caçador e sua coragem ao enfrentar o felino poderoso.

Sua pele era utilizada na decoração de paredes, cadeiras, e como tapete. Os iogues também as utilizavam como assentos “isolantes”, a fim de não permitirem que a energia telúrica atrapalhasse suas práticas meditativas.

Agora restam somente 200 tigres :(

Incredible India!

Om Shanti