30 de janeiro de 2006

Sultanpur


30/01/2006

Namastê!

Aproveitamos o feriado prolongado do Dia da República para conhecermos o Santuário de Pássaros de Sultanpur. Sultanpur fica no estado de Haryana, 46 Km de Delhi. O Santuário de Pássaros na verdade é um parque nacional.

O maior problema foi chegar até lá. Haryana é extremamente deficiente em sinalização de ruas e estradas. Há pouquíssimas placas indicando nomes de avenidas, ruas, lugares etc. Quem não conhece o caminho tem que parar a todo momento para perguntar informações.

A estreita estrada que vai até Sultanpur tem trechos bons entremeados com trechos esburacados e outros em reforma. Assim sendo, leva-se mais de 1 hora até se chegar ao Santuário de Pássaros.

A melhor época do ano para se visitar o santuário é de outubro até março quando o santuário recebe dezenas de aves migratórias vindo de países como Rússia, China, Afeganistão entre outros. As aves vem para a Índia fugindo do rigoroso inverno de temperaturas a baixo de zero de seus países de origem.

Nós resolvemos ficar no Rosy Pelican que é um “hotel” do governo de turismo de Haryana e que fica literalmente ao lado do santuário. O quarto custa 50 Reais por noite com TV cuja recepção é péssima, aquecedor e tem banheiro ocidental azulejado.

Na verdade não há outra opção para quem quiser dormir próximo ao santuário. A vantagem de se dormir assim tão próximo do santuário é poder acordar cedo e ir ver os pássaros logo pela manhã.

Nós acordamos as 6 horas e já as 7 horas entramos no santuário. A entrada custa 2 Reais para estrangeiros e 1,30 (um real e trinta centavos) por câmara fotográfica e 25 reais por filmadora.

Foi uma pena muito grande não termos binóculos. Num lugar desses ter um bom binóculos é essencial. Há uma ótima torre de observação logo na entrada do santuário. É necessário subir 3 lances de escada, mas vale a pena. Lá de cima tem-se uma visão excelente de todo o lago. Na verdade não é bem um lago, é um pântano.

É impressionante a quantidade e variedade de aves e pássaros! Nunca tinha visto tantos tipos diferentes de patos antes! Lindos!! Com pescoço de uma cor, cabeça de outra e corpo de uma terceira cor.

Tivemos a sorte de observar uma revoada de flamingos! Vimos garças, pica-pau, papagaios e muitos pássaros lindos! Um tinha o corpo todo azul bem forte com a cabeça vermelha! E de lucro, vimos MUITOS Nilgais, muitos mesmos! Machos azuis e fêmeas amareladas. Nossa que bicho estranho! Parece mesmo uma mistura de vaca com cavalo. Crina de cavalo e chifre curto como de vaca!!

Foi uma experiência muito linda poder ver todos esses pássaros livres, soltos e felizes.

Com o Indiagestão você viaja sem pagar nada e fica conhecendo TUDO que ha de melhor!




Incredible India!

Om Shanti