21 de fevereiro de 2006

A Arte de Viver


21/02/2006

Nâmaskar

Deepa Mehta uma excelente cineasta indiana disse em entrevista ao TOI que demorou 5 anos para passar sua mágoa em relação a ter sido proibida e expulsa de Veranasi onde ela queria filmar WATER. Finalmente ela pode fazer seu filme, mas teve que filma-lo no Sri lanka.

Uma vez que o filme retrata fatos históricos da Índia, Deepa Mehta gostaria de ver seu filme exibido aqui, mas o governo indiano proibiu a entrada do filme no país.

O repórter ainda disse a Deepa Mehta que se algum dia o filme for exibido na Índia, os indianos a criticarão dizendo que ela “está vendendo a miséria (indiana) para o ocidente”. Deepa respondeu: “Por que temos tanto medo de mostrar a verdade? Por que não podemos questionar aspectos de nossa tradição que não são tão bons? Por que temos tanto medo de mostrar nosso passado? Por que queremos que o ocidente pense tão bem de nós?”.

Já é sabido e notório que quem pratica ioga atualmente são os ocidentais, indiano não quer mais saber de ficar se contorcendo como antigamente; sendo assim, o ministro da saúde A. Ramadoss decidiu tornar ioga e educação física matérias obrigatórias nas escolas. É uma vergonha que os melhores instrutores de yoga aqui mesmo na Índia são ocidentais e não indianos!! Vamos ver se com a obrigatoriedade, a situação de inverte daqui alguns anos.

O movimento A Arte de Viver de Sri Sri Ravi Shankar (NãO é o músico) completa 25 anos. Cerca de 250 mil pessoas de 140 países vieram pra cá (Bangalore) para participar das festividades e celebração. Eu particularmente simpatizo muito com esse Guru e no momento estou lendo o livro dele entitulado “Sabedoria para o Milênio” que me foi presenteado pela Liana. “Guruji”, como é conhecido, é uma pessoa muito doce e seus ensinamentos são básicos e direto ao ponto. Quem quiser saber mais sobre a Arte de Viver pode clicar no http://www.artedeviver.org.br/ Parabéns a todos da Arte de Viver pelos 25 anos de bom trabalho!! Parabéns Sri Sri Ravi Shankar!!!

Incredible India!

OM Shanti

Um comentário:

  1. Bom dia, San!!!
    Ainda bem que existem indianos como essa cineasta... Achei a entrevista dela muito interessante...
    Ah, vou visitar o link que vc indicou. Depois digo o que achei.
    Beijos, amiga.

    ResponderExcluir