2 de fevereiro de 2006

Lepra


02/02/2006

Namastê!

Antes de 1980 a Índia possuía 58 casos de lepra para cada 10 mil pessoas.
Em 2005 o número de leprosos caiu para 2 por cada 10 mil pessoas. Com certeza essa é uma ótima notícia. Quem sabe um dia doenças como a lepra e a poliomielite sejam completamente erradicadas. Vamos torcer para isso!

O grupo All-India Muslim Women Personal Law Board (AIMWPLB) que defende direitos de mulheres muçulmanas gostaria de ver implementado o Teen Tuher – até que a esposa complete três ciclos menstruais, a mesma não deve ser posta pra fora de casa pelo marido, que deve tratá-la bem e com respeito durante esse período.

Assim como fez Bangladesh, elas também querem o fim do Halala – quando um homem casa-se com uma mulher já com a intenção de separar-se dela para que esta mais tarde possa voltar para o primeiro marido totalmente humilhada e traumatizada, especialmente se tiver engravidado do segundo esposo.

Acho muito interessante a Índia permitir leis diferentes para diferentes grupos sociais. A princípio parece ser muito democrático deixar que cada grupo tenha sua própria lei. Mas a lei não deveria ser igual para todos????
Ter leis diferentes não abre precedentes para discriminação???? Atualmente a lei hindu não permite mais que um homem tenha mais do que uma esposa, mas a lei muçulmana permite que tenha até 4 esposas simultaneamente. Ambos hindus e muçulmanos historicamente sempre tiveram mais do que uma esposa. Por que permitir para uns e proibir para outros? Isso tudo me deixa confusa, por vezes, sem saber ao certo o que pensar...

Assim como há 3 leis diferentes de casamento aqui, a Hindu, a Muçulmana e a Especial; há também leis diferentes para o divórcio. Isso é democrático ???

Fica aqui a sugestão para você assistir ao filme Nunca Sem Minha Filha de 1991, tendo no papel principal a atriz Sally Field.


Incredible India!

Om Shanti