2 de fevereiro de 2006

Lepra


02/02/2006

Namastê!

Antes de 1980 a Índia possuía 58 casos de lepra para cada 10 mil pessoas.
Em 2005 o número de leprosos caiu para 2 por cada 10 mil pessoas. Com certeza essa é uma ótima notícia. Quem sabe um dia doenças como a lepra e a poliomielite sejam completamente erradicadas. Vamos torcer para isso!

O grupo All-India Muslim Women Personal Law Board (AIMWPLB) que defende direitos de mulheres muçulmanas gostaria de ver implementado o Teen Tuher – até que a esposa complete três ciclos menstruais, a mesma não deve ser posta pra fora de casa pelo marido, que deve tratá-la bem e com respeito durante esse período.

Assim como fez Bangladesh, elas também querem o fim do Halala – quando um homem casa-se com uma mulher já com a intenção de separar-se dela para que esta mais tarde possa voltar para o primeiro marido totalmente humilhada e traumatizada, especialmente se tiver engravidado do segundo esposo.

Acho muito interessante a Índia permitir leis diferentes para diferentes grupos sociais. A princípio parece ser muito democrático deixar que cada grupo tenha sua própria lei. Mas a lei não deveria ser igual para todos????
Ter leis diferentes não abre precedentes para discriminação???? Atualmente a lei hindu não permite mais que um homem tenha mais do que uma esposa, mas a lei muçulmana permite que tenha até 4 esposas simultaneamente. Ambos hindus e muçulmanos historicamente sempre tiveram mais do que uma esposa. Por que permitir para uns e proibir para outros? Isso tudo me deixa confusa, por vezes, sem saber ao certo o que pensar...

Assim como há 3 leis diferentes de casamento aqui, a Hindu, a Muçulmana e a Especial; há também leis diferentes para o divórcio. Isso é democrático ???

Fica aqui a sugestão para você assistir ao filme Nunca Sem Minha Filha de 1991, tendo no papel principal a atriz Sally Field.


Incredible India!

Om Shanti

3 comentários:

  1. Oi Sandrinha, lutar pelos direitos femininos é complicado, porque elas tem que querer realmente essa mudança. A religião muitas vezes "faz a cabeça" de tal maneira que as elas acham ser normal o que lhes acontecem e não querem mudanças. E quando lutamos e conseguimos leis que as protejam, elas voltam a agir da mesma maneira de antes. Já presenciei casos assim.
    Mas, espero que aí seja diferente e que essa organização realmente prepare as mulheres para esse novo passo em suas vidas.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu acho,na India as mulheres tão sempre se fodendo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a lei deveria ser uma só... Esse assunto é complexo...
    Beijocas.

    ResponderExcluir