7 de abril de 2006

Cactos e Rosas



Nâmaskar

É importante que você tenha também a visão de outras pessoas que vem para a Índia, por isso tenho procurado postar a opinião de outras pessoas.

A minha visão de Índia é a de quem mora aqui há 8 anos, de quem vivência o cotidiano da classe média baixa.

A visão do Renato é a de quem veio a turismo e ficou poucos dias; e a da Roberta é a de quem veio para ficar três meses e desenvolver um projeto na área social.

Recebo emails e telefonemas de pessoas que vieram para cá e ficam bravas comigo pois dizem que eu não escrevo mau o suficiente da Índia; que o lugar é horroroso, pavoroso, extremamente sujo e que nunca ninguém deveria vir pra cá. Por isso mesmo resolvi postar a opinião de outras pessoas. Uns gostam, outros odeiam, mas ninguém consegue ficar indiferente ante a Incredible India!

Gostaria de dizer que infelizmente a Roberta não é a primeira e com certeza não será a última pessoa que se estressa e se decepciona com a Índia. Eu já vi isto acontecendo antes com outras pessoas. No entanto, a história da Roberta me tocou muito.

Conheci a Roberta pessoalmente aqui em Delhi quando ela fez uma rápida estada nesta cidade. Roberta é uma mulher linda por dentro e por fora, uma pessoa especial que a Índia não soube respeitar e dar valor. Uma pessoa cheia de amor, carinho e respeito por tudo e por todos.

Para vocês terem uma idéia, a Roberta me trouxe uma latinha de cachaça 51 aí do Brasil. Como você sabe, pinga aqui vale ouro pois simplesmente não existe. Não foi a preciosidade do presente que me comoveu, o que me comoveu foi o fato de que ela trouxe de livre e espontânea vontade, resumindo, sem eu pedir. Foi um puro gesto de carinho e amizade.

Essa latinha de 51 não somente veio com ela do Brasil, como ficou 2 meses me aguardando em Gujarat, depois a latinha viajou mais junto com a Roberta mais uma vez e finalmente veio parar em minhas mãos! Pense bem, tem coisa mais bonita e carinhosa do que uma pessoa ficar viajando e carregando uma latinha de pinga pra cima e pra baixo só pra dar pra você!!!! Agora você já consegue perceber que pessoa especial é a Roberta.

Por isso mesmo fiquei muito chateada com o que aconteceu com ela aqui na Índia. Ela com certeza não merecia sofrer. Ela veio cheia de boas intenções e carinho querendo ajudar, mas mais uma vez a Índia revelou sua face escura, da qual prefiro não falar a respeito.

Como explicar o fato da população de um país com mais de 5 mil anos, com terras férteis e riquezas minerais imensas, estar em muito piores condições de higiene, educação e desenvolvimento do que o Brasil que tem pouco mais de 500 anos?

A pobreza mental e espiritual dos indianos reflete-se na sua pobreza material.

Como diria minha mãe, “se você planta cactos, não espere colher rosas

Incredible India!

OM Shanti

8 comentários:

  1. Sandra, linda essa sua colocação. Roberta fez muito bem a parte dela, com o coração e muita elevação, pena para aqueles que não conseguem abrir o coração para receber isso. Abraços . Renato Braz

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Sandra,essa matança de crianças do sexo feminino também é um carma negativo.

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida...
    Amei a frase de sua mãe! Ela é uma pessoa muito sábia... Pretendo gravá-la e nunca mai esquecer.
    Beijos!
    Jane.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra,

    honestamente não acho que você fala mal da India, você fala da realidade, do dia-a-dia. O país tem sim um lado muito bonito, dos templos, da religião, dos saris etc. Mas esse é o lado "zen" que todo mundo conhece. Com certeza quem vai para a India para morar ou para passar uma temporada, tem que se informar bem de como é o dia-a-dia.
    Namastê!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito desse post....mas o q realmente aconeteceu com a ROberta? esqueçe acho melhor não contar pois temo causar problemas a vc por expor algo q pode denunciar um fato e pode causar-lhe dano..de alguma forma, obrigado por expor essas realidades, sonho em ir pra India e mesmo sabendo das coisas horriveis e esperando pior ...Deus te abençõe muito e agradeço por cada palavra q vc escreve aqui vc reealmente gera a India em nossas mentes como ela é...peço se puder nos mostrar um pouco como é a vida dos adolescentes e jovens: familia, futuros, amigos, deversão, problmeas no relacionamento familiar, pensamento e opniõe...seja o q for se puder (nossa querida reporte) é claro!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandra! Espero que esteja melhor... estava quase dormindo ontem quando ví sua mensagem.. fiquei extremamente chateada pq. se fosse meus animais de estimação eu ficaria louca pq. ninguém tem o direito de invadir nossas casas e fazer isso!
    Estou indo para o Brazil na próxima semana..queria levar comigo boas lembranças desse lugar mas minha cabeça está a mil por hora! Adorei o depoimento que você postou aqui.. eu particularmente não sei o que responder quando as pessoas me perguntam o que eu mais gostei na India.. é uma pergunta muito difícil de se responder.. Eu não vou embora por causa dos indianos, nem pela comida, ou pelo clima.. estou indo embora pq. vim para a India a trabalho e não tenho recebido o devido apoio da empresa que me mandou. Depois posso te escrever um e-mail te contando .. fiquei abalada psicologicamente e para piorar fiquei meio mal de saúde. Acho que foi um tipo de depressão.. até febre me deu.. mas estou melhor, não digo 100% mas estou melhorando.. agora só falta mesmo é recuperar a minha auto-estima e descansar a minha cabeça.
    Olha, quando precisar você pode me escrever! Não nos conhecemos pessoalmente mas sou uma grande admiradora do seu blog! Através dele consegui ver melhor às coisas e tomar umas das decisões mais importante da minha vida! Muito obrigada e fica bem tá? Beijos.. Karen

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga querida

    Mais uma vez adoro os seus apontamentos sobre a Índia.
    Mas fiquei a pensar e surgiu-me o seguinte pensamento na minha mente:
    "Dos cactos mais agressivos e assustadores
    Também florescem as mais belas e raras flores!"
    Gostaria também de partilhar contigo a minha experiência de 3 semanas e meia pela Índia em mais detalhe. Logo que eu acabe de digerir tudo o que vivi eu irei partilhar contigo e se tu o achares, poderás partilhar aqui no teu blog também.
    É que apesar de todos os constrangimentos que a Índia tem, no meio dos seus picos incisivos eu consegui encontrar as MAIS BELAS E RARAS FLORES...
    Beijinhos com muito carinho e admiração, Tayhta

    ResponderExcluir
  8. Ola Sandra tudo bom? Estive fora da internet esses dias e agora li todos os posts que perdi. Eu penso em adocao um dia, gostaria de adotar uma menina indiana, mas outro dia passou um documentario aqui de um indiano adotado por alemaes que deixou meu marido de cabelo em pé e agora vou deixar o tempo faze-lo esquecer pra voltar a falar sobre essa possibilidade. Como é a situacao de criancas orfas e/ou de rua ai, dá pra comparar com a situacao no Brasil? Tudo de bom pra voce, muitos beijos, Lu

    ResponderExcluir