20 de abril de 2006

Instrumentos Musicais Indianos


Namastê

Atendendo ao pedido da Daniela...

Olá Sandra? Jai Guru!
Gostaria muito se possível...que vc fizesse lá no blog uma matéria sobre a música indiana e como eles recebem a música ocidental! O que se ouve na Índia! Sei que essa matéria é extremamente complexa, mas tenho muita curiosidade.
Por exemplo:
a) Ouve-se mantras na rádio?
b) Eles conhecem algum músico brasileiro?
c) Conhecem a música erudita ocidental, existe apresentações de orquestras?
d) Pode falar um pouco sobre a música indiana clássica e popular?
e) Sobre as origens dos instrumentos indianos
f) Que tipo de música toca nas danceterias?
g) O que os jovens ouvem?
h) Quais os instrumentos mais tocados?
i) Há trabalhos semelhantes ao do Musicoterapeuta?
j)Ou qualquer outra informação ou curiosidade que vc queira acrescentar....

Daniela querida, aqui vai a postagem que você me pediu.

Com certeza a preferencia é mesmo pela própria música indiana, especialmente as em hindi relacionadas a algum filme (Hindi Pop). Música em outras línguas que não seja inglês não tem a menor chance por aqui.

a) Não se ouve mantras nas rádios não. O máximo que se consegue ouvir são canções religiosas (bhajans). No entanto, há diversos canais de TV dedicados ao hinduismo.
b) Eles não conhecem nenhum músico brasileiro, eles conhece somente a música Aquarela do Brasil que é bastante popular e toca em quase todas as festas de casamento e é inclusive usada em telefones celulares.
c) Música erudita ocidental é raridade por aqui, mas alguns já ouviram falar em Mozart devido ao filme Amadeus.
d) A música indiana clássica é dividida em instrumental e vocal. Eu gosto da instrumental mas não aprecio a vocal pois é muito estranha para meus ouvidos pouco musicais. A música popular geralmente está relacionada a algum filme, seja em qual língua for, mas as músicas em hindi são as mais conhecidas a nível nacional.
e) Nada sei sobre a origem dos diversos instrumentos indianos.
f) Não sei que tipo de música toca nas danceterias pois nunca fui a uma.
g) Os jovens ouvem música americana e muita música pop indiana.
h) Os instrumentos indianos mais tocados são tabla, sarod, citara, tampura, sehani, harmônio e flauta.
i) Musicoterapia não existe aqui e eu não conheço outro trabalho que seja semelhante.
j) Sou desprovida de dotes e ouvido musical, além de ser leiga no assunto. Sei somente que a escala musical indiana é diferente o famoso do-re-mi-fa-sol-la-si.

Há um instrumento chamado Ektara que possui somente uma corda da qual o músico consegue extrair uma melodia simpática de que eu gosto.

Há muitos instrumentos musicais por aqui vou dar o nome de alguns deles: Veena, taos/taus, Dilruba, esraj/israj e outros que já caíram no esquecimento e ninguém mais toca (e nem conhece).

A sala exibindo instrumentos musicais no museu nacional em Kolkata estava fechada quando estive lá. Sinto muito não saber mais sobre esta área Daniela.

OM Shanti

3 comentários:

  1. Oi Amiga
    Apesar de nao deixar comentarios, eu sempre leio o blog sim viu...adoro ler ...as materias sao sempre otimas. E os depoimentos tbem...me identifico muito com eles...hehehe

    Um super beijo no coracao!!!!

    ResponderExcluir
  2. curiosidade:

    No Paquistão, a vida é como uma loja de celulares. Todo mundo fica testando e mudando e comprando e me atordoando com canções toscas em midis e mp3s nos celulares. Quando o avião pousa, já tremo porque o pessoal liga e vira uma cacofonia total.

    Eles também fazem isso na Índia?

    Porque ninguém em Peshawar se conforma que o toque do meu cel é o tradicional "piririm".

    Aliás, coloquei Wagner. Cavalgada das Valquírias. Ninguém reconheceu.

    ResponderExcluir
  3. Sandra, é sempre interessante e proveitoso passar por aqui e ver suas fotos e textos. Onde posso encontrar detalhes desta natureza sobre a Índia?
    Aqui. Olha que eu procurei muito. Se eu soubesse todos os idiomas latinos, pelo menos, talvez tivesse mais opções. Dá vontade (que audácia!)de suplicar a você para que consiga coletar as outras informações que não são do seu conhecimento. Mas, obrigado por veicular. Um abraço!

    ResponderExcluir