31 de maio de 2006

Gulabi Aaina


Namastê

Hoje vou comentar sobre um filme que não assisti. Faço isto pois confesso que CANSEI de procurar por este filme aqui. Nem nas “bocadas” eu encontrei o dito cujo :-(

O filme Gulabi Aaina (Espelho Rosa) é de 2003 e aqui na Índia ninguém ouviu falar dele. É um completo desconhecido.

O filme é um curta-metragem de 40 minutos da Solaris Pictures dirigido por Sridhar Rangayan. E é o primeiro filme indiano sobre drag queens; outro assunto tabu neste país.

No elenco temos Edwin Fernandes, Ramesh Menon, Rishi Raj, Rufy Baqal e Deepak Sonavane
Segundo o site http://www.imdb.com/ o filme retrata uma noite na vida de duas drag queens.

Este filme é um verdadeiro tabu aqui na Índia pois é sobre o mundo drag queen indiano. Como já era de se esperar o filme não fez nenhum sucesso por aqui, mas é conhecido nos Estado Unidos onde inclusive ganhou prêmios.

Os homens aqui na Índia usam inúmeros anéis nos dedos (seguindo o que os astrólogos mandam), brincos nas duas orelhas e no Rajastão eles usam diversos colares e até esmalte nas unhas da mão e depois vem com preconceito sobre as drag queens!

E os travecos que andam pelas ruas pedindo dinheiro? Aqui eles chamam os caras de “eunuco” ;-)

Quando nasce uma criança os travecos aparecem todos emperequetados, vestidos em sari, dançam, cantam, dão um show em troca de dindin. Será que já fizeram filme sobre eles? Não sei, mas reportagem eu mesma já vi aqui na TV.

Esta é mais uma das grandes contradições deste país tão diferente e de sua luta incessante em tapar o sol com a peneira.

O Sr. Sumeet da Solaris Pictures acaba de me contatar (13/03/2007) para me informar que os filmes desta empresa estão a venda nos websites da Amazon e da TLA.

Ele informa também que o filme Gulabi Aaina foi exibido em Lisboa, Portugal no dia 24 de setembro de 2004 no festival FCGLL e foi bem recebido pela crítica local.

Para maiores esclarecimentos sobre este e outros filmes da Solaris Pictures por favor acesse o website: http://www.solarispictures.com/ye.htm

Incredible India!

Om Shanti

Um comentário:

  1. Oi Sandrinha esse é um tema legal para se discutir, eu já assisti alguns shows de drag queens. Achei lindo e "curti muito" principalmente pela capacidade de transformação que eles tem. Na realidade são artistas de valor que deveriam ser apreciados com respeito.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir