25 de julho de 2006

Consumo de carne x Vegetarianismo - Parte I


Namastê

Consumo de carne x Vegetarianismo

(Pelo Guru, que na época assinava como Swami Yogananda)

(Título original: "Meat Eating versus Vegetarianism, by Swami Yogananda", publicado na revista East-West, abril-maio de 1935.)

A questão do consumo da carne e do vegetarianismo é assunto muito complicado e controverso, por isto vou apresentar os vários argumentos oferecidos pelos seguidores dos "cultos" dos açougueiros e dos vegetarianos, e acrescentar no fim, se possível, minhas próprias opiniões a respeito de ambos. O que direi será governado pelas necessidades atuais do mundo, e acredito que nunca poderá ser dada uma visão absoluta, que seja boa para todos os tempos e para todas as pessoas.

A origem do consumo de carne

Ao ver o peixe grande comer o peixe pequeno, a lagartixa recém-nascida pular sobre o pequeno inseto e engoli-lo, e o tigre e o leão, mais fortes, caçarem animais menores, o homem viu nisto o dedo indicador da Natureza, e começou a comer a carne de animais que satisfaziam o seu paladar.

O elefante e o rinoceronte são tão fortes quanto o leão e o tigre, e apesar disto são vegetarianos. O homem aprendeu a comer vegetais e desenvolveu o instinto de alimentar-se de vegetais ao ver as criaturas da Natureza que também consomem vegetais.

Como encontramos, no seio da Natureza, mais animais carnívoros do que vegetarianos, também vemos pessoas sobrevivendo mais de carne do que apenas de vegetais. Muitas pessoas dizem que comer carne produz câncer e diminui o tempo de vida. Eu acredito que o consumo excessivo de carne tende a produzir mais doenças do que o consumo excessivo de vegetais.

O elefante e a tartaruga, que consomem vegetais, vivem por muito tempo. As vacas comem vegetais, porém morrem cedo; cães comem vegetais, mas também comem uma quantidade maior de carne, e vivem pouco tempo também. Os crocodilos comem frugalmente carne e jejuam por longos períodos de tempo, e vivem até 600 anos ou mais. Sabe-se que alguns iogues que comiam vegetais e que conheciam a super-arte de viver, viveram mais de 600 anos.

Longevidade não depende somente de alimentar-se corretamente, mas também de se respirar menos, de não sobrecarregar o coração, da eliminação apropriada, do controle da força sexual e do correto recarregamento do corpo a partir da Fonte Divina.

A interdependência da vida

No seio da Natureza, vemos que os vegetais consomem os elementos químicos do solo, e as aves, os animais e os seres humanos comem vegetais e animais. Os vegetais gostam de fertilizantes de origem animal, como o sangue seco e os ossos de corpos animais em estado de putrefação, enquanto os animais comem a carne humana. Seres humanos comem animais, vegetais e elementos químicos do solo através da comida e dos remédios; a grande e velha Terra está sempre faminta e é canibal, uma vez que de seu útero vêm todos os elementos químicos que compõem os seres vivos, e em seu grande estômago devorador todos vegetais, animais e humanos devem retornar. Isto mostra que a Terra voraz, os vegetais, os animais e os seres humanos são ao mesmo tempo vegetarianos e carnívoros.

OM Shanti

7 comentários:

  1. Meu argumento favorito contra os vegetarianos chatonildos que querem me converter é básico:

    ENTÃO VOCÊ VAI TER ALZHEIMER COM 60 ANOS!!!

    Já que falta Omega 3 e Omega 6 na dieta, hohoho.

    Então eles dizem que tomam suplementos pra suprir esta falta. Só que os suplementos são feitos com o quê? Sim, mataram boizinho. :)

    NHAM NHAM, traz o kibe, ABDUL!!!

    ResponderExcluir
  2. ola!
    gostei mto do seu blog
    bjus carol

    ResponderExcluir
  3. Gostei do teu blog!!
    Quanto ao articulo deu-me vontade de comer um Bom churrasco!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do teu blog!!
    Quanto ao articulo deu-me vontade de comer um Bom churrasco!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandrinha achei ótima essa lição sobre carnívoros x vegetarianos, aprendi muito e por uma ótica que nunca havia pensado, eu gostaria de ter conhecido esse guru, sempre tive muita vontade de manter conversas com pessoas sábias, principalmente assim tão puras e que te ajudam a desenvolver um lado tão dificil para nós ocidentais que é o espiritual. Escreva mais sobre ele. Beijos no coração.
    Obs. Como falo com a Barbara? Ela fez um comentário sobre crianças mortas em rituais aqui no Brasil, eu gostaria de saber mais a repeito.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandrinha:

    Estava a ficar preocupada pois há dois dias que não colocavas nada no blog.....
    Relativamente a este assunto, na minha opinião cada um deve escolher a filosofia com a qual se sente melhor física e psicologicamente.Embora que, para mim se deve comer de tudo um pouco (dando privilégio a alguns alimentos) desde que seja com peso e medida!!!!!!
    Fico contente por constatar que o blog continua no activo!!!

    Jokinha grande P.

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito interessante o post, também criei uma teoria sobre vegetarianismo x carne, caso se interesse dê uma conferida no meu blog também...

    ResponderExcluir