18 de julho de 2006

Dehradun

Oba, voltei!

Sã, salva e feliz :)

Passei 2 dias em Dehradun, capital do estado de Uttaranchal e 2 dias na cidade turística de Mussoorie, na cadeia de montanha pré-Himalaica. Infelizmente o tempo estava encoberto e não pude ver os picos nevados do meu querido Himalaia, mas me diverti do mesmo jeito :-)

Na Incredible India estou sempre aprendendo algo novo e nesta viagem não foi diferente.

Dehradun (é escrito de diversos modos, não há consenso), é uma cidade de porte médio, só 600 mil habitantes, portanto um pouco mais limpa que Delhi.

Chegamos a Dehradun no dia 13 pela manhã e fomos surpreendidos por uma manifestação política. Dois dias antes, no dia 11, Mumbai havia sido atacada por terroristas que jogaram 6 bombas matando 200 pessoas e ferindo muitas outras. E no mesmo dia 11 Srinagar também sofreu 5 atentados a bomba e granada, onde turistas morreram e saíram feridos. Portanto, no dia 13, houve uma grande manifestação política em todas as capitais dos estados. As lojas, restaurantes etc. estavam TODOS fechados e as pessoas fizeram passeata pelo centro da cidade gritando slogans em hindi. Sendo assim, resolvemos ir conhecer primeiro SAHASTRADHARA que fica a 15 km de Dehradun.

SAHASTRADHARA é uma fonte de água mineral fria sulfurosa que pinga das cavernas e escorre para o pequeno rio Baldi. Muitas pessoas vão para este local para banharem-se na água sulfurosa pois acreditam que cura poliomielite e doenças de pele.
Se você quiser entrar na água basta alugar um calção ou bermuda embora os rapazes no geral entram mesmo só de cueca ;-)
As mulheres no geral não entram na água, mas se quiserem há bermudas e camiseta regata para alugar também. Maiô nem pensar! Isto aqui é Índia não é Brasil não!

Para irmos ao FOREST RESEARCH INSTITUTE, o maior instituto botânico da Índia construído em 1906 pelos britânicos, tivemos que pegar um VIKRAM.

O nome VIKRAM é algo novo para mim. Eu não sabia que os autoriquixás coletivos tinham este nome em Dehradun. Na verdade eles são veículos com apenas 3 rodas (1 na frente e 2 atrás) movidos a motor de lambreta. Os Vikrams são maiores que os autoriquixás comuns onde cabem até 10 passageiros e mais o motorista. Na verdade é uma espécie de “lotação” a la indiana.

Dentro do FOREST RESEARCH INSTITUTE há 6 pequenos museus todos relacionados a flora indiana. O prédio de tijolos expostos bem ao estilo inglês é grande, bonito e imponente.
O que mais me chamou a atenção foi uma fatia do tronco de uma árvore com 704 anos de idade!!! (Pena não poder tirar foto); o sino vermelho que serve de alarme contra incêndio e extintor de incêndio em formato cônico.

O SHAKYA CENTER é um grande complexo tibetano com um grande Buda dourado, um lindo templo budista todo decorado por dentro com afrescos, as tradicionais rodas de oração, lanchonete, restaurante e lojas de souveniers. O interessante aqui foi ver uma estátua da deusa indiana Saraswati no jardim em frente a gompa (templo). Ao redor do SHAKYA CENTER há um assentamento de imigrantes tibetanos, e foi num pequenino restaurante familiar que comi pela primeira vez momo de carne bovina!!!

A caminho da ROBBERS CAVE passamos em frente ao Central Braille Press ou Rashtriya Drishtibaditarth Sansthan Bharat, o maio produtor de livros em Braille da Índia. E como é realmente grande o complexo desta editora Braille!

O meu lugar favorito em Dehradun sem dúvida alguma é a ROBBERS CAVE.
Uma caverna aberta com uma linda formação geológica por onde escorre uma água cristalina. Para entrar na caverna há que se por o pé na água. O lugar é calmo e tranqüilo em meio a morros cobertos por uma mata tropical densa.

Gostei de ver o número imenso de moças e mulheres dirigindo lambretas em Dehradun, e todas de capacete, agora os homens...

Amanhã te conto sobre Mussoorie.

-->
Com o Indiagestão você viaja sem pagar nada e fica conhecendo TUDO que ha de melhor!

Incredible India!

OM Shanti

1. Oi Sandrinha que bom você estar de volta, sentimos sua falta. Que passeio maravilhoso, que lugares lindos!!! Nossa estar dentro dessa caverna deve ser o maximo, uma vez fui a Bonito e entramos em uma caverna que tinha tres grandes salões, quando chegamos no fundo todos apagamos nossas lanternas e fizemos silêncio. Foi uma experiencia maravilhosa, era como estar no útero da Terra. Nunca vou me esquecer. Beijos no coração.