8 de agosto de 2006

India - E-lixo do Mundo


Nâmaskar

Vocês bem sabem como eu sempre reclamo da falta de energia elétrica aqui em Delhi. O hospital Shyam Lal Eye Hospital recebeu uma multa de 5 mil Reais por não ter ligado a luz de emergência rapidamente durante uma cirurgia de catarata onde o paciente acabou ficando cego.
O hospital demorou mais de 15 minutos para ligar a luz de emergência quando durante uma cirurgia de catarata a eletricidade acabou. O resultado foi que o paciente perdeu a visão, se fosse uma cirurgia cardíaca o paciente teria morrido.
O paciente recebeu o equivalente a 600 Reais como compensação.
E os estrangeiros vem para cá fazer tratamento médico porque é mais barato....

No sul da Índia, em Thiruvananthapuram, tem um templo hindu que nunca permitiu a entrada de mulheres na faixa dos 10 aos 50 anos. O templo machista chama-se Sabarimala e agora terá que enfrentar a justiça pois um grupo de mulheres advogadas está entrando com uma petição alegando que esta proibição viola os artigos 14, 15, 25 e 51 da Constituição que propaga a igualdade de direto a religião e a liberdade.

Enquanto isso, o sacerdote do templo foi fotografado nu com duas mulheres e foi afastado do cargo; em seu lugar, agora está seu filho. E a putaria continua....

Os indianos que geralmente casam com esposo/a arranjado pela família, deram mais um passo em direção a tecnologia. Aliza Alim na Índia casou-se via Internet com Alishan Zaidi em Dubai.
Toda a cerimônia foi feita frente a uma webcam. Este foi o primeiro casamento virtual feito em Lucknow capital de UP.
Resta a pergunta, como foi a noite de núpcias? ;-)

Delhi está se tornando a capital do e-lixo. A atividade vem aumentando dia-a-dia e como não há lei que regule esta atividade, cada um faz o que quer como quer. Todos os dias são desmantelados cerca de 900 computadores e 3500 televisores.
70% deste e-lixo vem de países desenvolvidos que não querem arcar com os riscos de danos ao meio ambiente.
A indústria de desmantelamento emprego mais de 15 mil pessoas. As pessoas que trabalham nesta atividade não tem idéia do risco que correm.
As cidades de Mumbai e Chennai são as que mais importam e-lixo e rapassam para Delhi, para que seja desmantelado aqui, pois é na grande Delhi que ficam as indústrias de reciclagem.

Incredible India

Om Shanti