29 de setembro de 2006

Rang De Basanti


Nâmaskar

Sou admiradora do trabalho do ator indiano Amir Khan e meus filmes favoritos são MANGAL PANDEY e 1947 EARTH.

Um de seus filmes, LAGAAN já havia participado do Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, mas não venceu.
É um filme interessante, porém como não gosto de cricket achei o filme razoável, mas sei bem que para quem aprecia este esporte o filme com certeza é visto como bom.

Agora outro filme de Amir Khan foi escolhido para representar a Índia no Oscar; RANG DE BASANTI vai disputar a categoria de melhor filme estrangeiro juntamente com WATER da produtora e diretora indiana Deepa Mehta que concorrerá pelo Canadá. (Leia as postagens ‘WATER’ de 20 de setembro de 2005 e 04 de abril de 2006 neste blog).

Eu assisti aos dois filmes e ambos são bons.

Em minha opinião o filme Water não foi contundente e poderia ter explorado mais a questão das mulheres viúvas na Índia, mas com tantos ameaços de morte é óbvio que Deepa Mehta teve que atenuar o tom do filme.

Rang De Basanti começa bem, desenvolve bem mas o final não é bom e não agrada. O filme é de caráter nacionalista e voltado aos jovens indianos, não sei se irá convencer os americanos.

Resumindo, se fossem somente esses 2 filmes a concorrer eu daria o Oscar ao WATER.

***

Uma vez que o assunto de hoje é filme, e que você já sabe que os indianos copiam filmes e músicas ocidentais (inclusive lambada), se puder não deixe de assistir ao E.T. indiano!!!

Isso mesmo, o filme KOI...MIL GAYA é uma cópia descarada do famoso filme E.T., mas mesmo assim não deixa de ser uma gracinha. O ETzinho indiano é azul, vale a pena assistir se você tem um coração de criança. :)

***

Alerta para quem estiver vindo para Delhi agora:
Os casos de dengue tem aumentado e ontem faleceu uma mocinha de 17 anos, filha de 2 médicos (mãe pediatra e pai anestesiologista), num dos mais famosos hospitais da capital.

A morte da moça, que morava em bairro nobre da zona sul (Vasant Vihar) serviu para alertar as autoridades que o problema da dengue não se restringe somente aos bairros pobres e favelas e que o mosquito já está atacando também nos bairros dos diplomatas e políticos. Assim sendo, finalmente a prefeitura de Delhi vai mandar passar o carro e fumaça (fumacê) pelas ruas e principais locais de procriação de mosquito.
Você está avisado e já sabe o ditado “repelente pouco é bobagem”, tem mesmo é que se besuntar toda em repelente!!!!

Incredible India! (slogan do governo indiano)

OM Shanti