11 de outubro de 2006

Nova Délhi é a cidade mais perigosa do mundo para as crianças


Nâmaskar

A notícia abaixo é da UOL notícias.

Nova Délhi é a cidade mais perigosa do mundo para as crianças

Nova Délhi é a cidade mais perigosa do mundo para as crianças e uma das piores para as mulheres, segundo um relatório das autoridades locais e da ONU, publicado hoje pela imprensa indiana.

A capital da Índia apresenta uma das rendas per capita mais altas do país. Além disso, é uma das cidades indianas com menor proporção de pobres (8%) e sua taxa de mortalidade infantil está em 28 por mil, contra a média nacional de 60 por mil.No entanto, nem todos os dados são positivos. Especialmente para as mulheres, que enfrentam sérios problemas de assédio no trabalho, em locais públicos e em suas próprias casas.

Das 35 cidades mais perigosas do mundo para as crianças, a capital indiana tem a duvidosa honra de figurar na primeira posição devido a seu elevado número de delitos contra menores, segundo o relatório realizado pelas Nações Unidas em colaboração com o Governo do estado de Délhi.

Quase 13 milhões de crianças indianas são forçadas a trabalhar apesar de uma recente proibição legal. Parece difícil erradicar costumes como o serviço doméstico infantil e o uso de crianças na mendicância organizada.

No caso de Nova Délhi, o que mais chama a atenção é o fato de que, apesar de ser uma das cidades que proporcionalmente mais gastam em educação, há mais de 180 mil crianças nas ruas, longe das escolas.Além disso, Nova Délhi é considerada um dos lugares onde as mulheres enfrentam mais problemas de assédio e maus-tratos. Isso vale tanto para os locais de trabalho quanto para as casas e o transporte público.

Numa enquete incluída no relatório da ONU, 45% das mulheres dizem que não se sentem seguras em seu local de trabalho.Além disso, a capital da Índia lidera ano após ano as listas de delitos contra as mulheres.

Num relatório publicado no ano passado, o Departamento Nacional de Estatísticas Criminais destacou que 15% de todas as denúncias de estupro na Índia foram registradas na cidade.Nova Délhi tem o status administrativo de cidade-estado, por ser a capital da Índia.

Sua governadora, Sheila Dikshit, disse estar "terrivelmente preocupada" ao saber do relatório. Ela apontou como uma das causas dos problemas o excesso de burocracia e a sobreposição de responsabilidades entre as instituições municipais, estaduais e nacionais.


Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

OM Shanti