21 de fevereiro de 2007

Big Brother - Desfecho


Nâmaskar

A notícia abaixo não foi escrita por mim.

A atriz indiana Shilpa Shetty - que para milhares de telespectadores teria sido alvo de racismo por parte de outros participantes - foi escolhida a campeã do programa de TV Big Brother, na versão para celebridades da Grã-Bretanha.

A atriz de 31 anos chorou ao ouvir que ela era a vencedora do programa Celebrity Big Brother ("Big Brother de Celebridades", em tradução livre), uma espécie de Casa dos Artistas, exibido todo ano na televisão britânica.

Três participantes do Celebrity Big Brother (“Big Brother de Celebridades”, em tradução livre) foram vistas ridicularizando o sotaque carregado da atriz Shilpa Shetty, uma estrela do cinema indiano com quem dividem a casa.

As observações das participantes geraram polêmica no país inteiro e até políticos chegaram a se envolver.

O primeiro-ministro britânico Tony Blair disse, durante um debate na Câmara dos Comuns, que não poderia comentar exatamente o ocorrido, já que não tinha assistido ao programa, mas que o "racismo tem de ser combatido de todas as formas”.

Um órgão regulador da TV da Grã-Bretanha e uma emissora receberam milhares de reclamações de telespectadores depois que participantes do programa fizeram afirmações consideradas preconceituosas contra a concorrente de origem indiana.

'Oportunidade'

Em um episódio do programa uma participante também disse que os indianos costumam ser magros porque não cozinham direito os seus alimentos, então vivem doentes.

O caso tem paralelos no Brasil, onde declarações de um participante do Big Brother Brasil, o skatista Felipe Cobra, provocaram críticas de organizações ativistas gays, que o acusaram de homofobia.

Quando perguntada pela apresentadora do programa a respeito da polêmica sobre as observações racistas, Shilpa Shetty afirmou que uma das concorrentes que fez as observações, Jade Goody, "não queria fazer observações racistas".

A atriz agradeceu ao público pela "fantástica oportunidade para fazer com que meu país se orgulhe".

A história repercutiu na Índia e saiu nas manchetes de vários jornais indianos, enquanto fãs da atriz Shilpa Shetty fizeram uma manifestação na cidade de Patna, no leste da Índia.

OM Shanti