26 de fevereiro de 2007

India e Paquistão entram em acordo



Nâmaskar

Até que em fim uma notícia boa!

Índia e Paquistão darão vistos a famílias separadas pela fronteira


da Efe, em Lahore (Paquistão)

A Índia e o Paquistão definiram a criação de um sistema de vistos de múltipla entrada, a fim de melhorar a situação dos cidadãos com famílias separadas dos dois lados da fronteira, afirmou uma fonte diplomática.

A fonte, citada pela imprensa paquistanesa, informou que os vistos terão validade de dois anos, durante os quais os cidadãos poderão visitar a Índia e o Paquistão quantas vezes quiserem.

Após a independência e partilha da Índia em 1947, milhares de famílias ficaram separadas ao longo da fronteira. Até 1965, os aldeões atravessavam livremente a linha, mas a guerra entre a Índia e o Paquistão impediu qualquer contato posterior.

Segundo a imprensa paquistanesa, o acordo sobre vistos será assinado durante a visita à Índia do ministro de Exteriores do Paquistão, Khurshid Mahmoud Kasuri, que irá a Nova Déli na terceira semana de fevereiro.

Além do novo regime de vistos, o Paquistão buscará um acordo para reduzir o uso acidental dos arsenais nucleares e proporá encontros trimestrais entre os comandantes das tropas situadas dos dois lados da fronteira.

A flexibilização do regime de concessão de vistos acontece depois da visita ao Paquistão, no último dia 13, do ministro de Exteriores indiano, Pranab Mukherjee, com o propósito de manter vivo o diálogo bilateral em torno de assuntos como o conflito da Caxemira.

Agora, segundo a imprensa paquistanesa, as autoridades de ambos os países também incorporarão nos vistos para turismo em grupo, e garantirão tratamento preferencial aos que tiverem o visto da Associação de para a Cooperação Regional do Sul da Ásia (SAARC).

Tomara que um dia essa picuinha ridícula entre estes dois países acabe para que os atentados terroristas deixem de existir e para que todos vivam em paz.


Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

OM Shanti