20 de março de 2007

Selo - Cadáver na 1º classe


Nâmaskar

No Dia Internacional da Mulher, foi lançado aqui em Delhi pelo Ministério para o Desenvolvimento da Mulher e da Criança um pequeno conjunto de quatro selos postais em homenagem a este Dia.
Parece pouco, e na verdade é, porém convém lembrar que foi o Ministério para o Desenvolvimento da Mulher e da Criança que criou a Lei de Proibição do Dote, criou a Comissão de Prevenção do Sati e a Lei de Prevenção do Tráfico Imoral de Mulheres.

Naturalmente estas leis não são cumpridas e a maioria das mulheres sequer sabem que elas existem mas já é um primeiro passo. A extrema submissão das mulheres somada ao machismo indiano são barreiras quase que intransponíveis em uma cultura onde o que manda é a sociedade e a tradição de mais de 5 mil anos.

***
Na postagem do dia 14 deste mês de março eu falei que a Copa do Mundo de Cricket estava começando.
A Índia já jogou duas vezes, perdeu na primeira e venceu na segunda.

O Paquistão perdeu nos dois primeiros jogos e para surpresa geral o técnico do time, Bob Woolmer, foi encontrado morto em seu quarto de hotel. Além de sangue havia também vômito na parede o que levou a polícia a pensar na possibilidade de envenenamento. Resta agora saber se foi suicídio, overdose ou assassinato. O corpo de Bob Woolmer está neste momento passando por uma autopsia na Jamaica, local onde está ocorrendo a Copa do Mundo de Cricket.

É sabido e notório que ele estava sob intenso stress. O time não estava indo bem e todos o culpavam por isso. Ele por sua vez culpava os jogadores que se acham “estrelas” e não queriam seguir suas ordens. Seja qual for o motivo, o fato é que agora ele está morto e o Paquistão terá a oportunidade de colocar um novo técnico em seu lugar. Com o Paquistão fora da Copa, a Índia agora tem um pouco mais de chance de sair vencedora.

Eu particularmente não gosto de Cricket pois é um jogo muito parado, sem ação nenhuma e monótono. Para mim é um baseball piorado; mesmo assim é um jogo importante para os países ex-colônias da Inglaterra. Tão importante a ponte de levar um técnico a morte, seja por suicídio seja por assassinato.

***

British Airways se desculpa por colocar cadáver em 1ª classe

da BBC

A morte de uma passageira idosa em um vôo da British Airways (BA) entre Nova Delhi, na
Índia, e Londres, na semana passada, forcou a equipe de bordo a conceder um inusitado "upgrade" que irritou um passageiro da primeira classe e levou a companhia aérea a divulgar uma nota de desculpas.
O passageiro contou que acordou no meio da noite com um cadáver preso, com cinto de segurança e travesseiros, ao assento ao lado, que estava vago quando ele adormecera.

Ele reclamou ainda de ter que agüentar os lamentos dos parentes da senhora, que passaram o resto da viagem velando o corpo.

A senhora viajava na classe econômica, que estava lotada, quando morreu e, segundo a nota oficial de desculpas da BA, foi levada pela equipe de bordo para a primeira classe porque essa "era a opção que eles pensaram que provocaria o menor transtorno".
"O vôo estava muito cheio, embora houvesse espaço na primeira classe, o que permitiu aos parentes que viajavam com a falecida algum nível de privacidade no seu luto", diz o comunicado oficial da empresa aérea. "Desculpamo-nos com os passageiros da primeira classe que se incomodaram com a situação."
O passageiro incomodado com a situação reclamou ainda que não foi avisado pelo pessoal de bordo sobre a situação da senhora ao seu lado.
De acordo com ele, no primeiro momento, ele pensou tratar-se de alguém que passara mal e foi necessário que perguntasse a um funcionário o que acontecera para saber que se tratava de um cadáver.
O vôo noturno entre Nova Delhi e Londres dura nove horas e custa em media, para os passageiros da primeira classe R$ 12 mil a mais.

Foto: Selos postais lançados este ano no dia Internacional da Mulher

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

OM Shanti