1 de março de 2007

Roteiro - Rajastão


Nâmaskar
Segue abaixo as dicas de viagem de Marcelo Panhoca para o estado do Rajastão na Índia.
Sobre o Rajastão, visitei 5 cidades em duas Semanas. Aproveitei bem o tempo e curti muito. Vou descrever o que fiz em cada uma. Sugiro que você opte por duas, no máximo três cidades, se tiver só 7 dias. Teoricamente qualquer combinação é possível!
Jodhpur: A cidade azul. É relativamente grande. O centro é uma bagunça, as vielas e ruas do mercado, apertadas, tumultuadas e ao mesmo tempo encantadoras, lembram as de um país árabe, como praticamente tudo no Rajastão. Em Jodhpur fica a incrível fortaleza de Mehrangarh. Visitá-la é uma experiência incrível! Você pode alugar fones de ouvido e ouvir sobre a história do lugar nos pontos sinalizados. Outra atração que merece a visita é o mausoléu Jaswant Thada. O palácio-hotel-museu Umaid Bhawan Palace é legalzinho.
Jaisalmer: A cidade ocre (alguns chamam de amarela). Parece mesmo ter saído de um conto antigo das mil e uma noites. Uma imensa fortaleza envolve a parte antiga da cidade. É possível hospedar-se lá dentro. Paguei na época 80 Rúpias por um quarto simples dentro da fortaleza. Voltei no tempo. Não deixe de admirar a fortaleza do lado de fora ao entardecer, de preferência de um restaurante um pouco mais afastado para ter uma visão geral. Aqui é o lugar certo para um "camel safári". Faça! Sugiro um passeio de um dia. Fechei meu tour com a Ganesh Travels, um pouco mais caro que os outros mas confiável! Fica dentro da fortaleza. Faça o tour!
Outro lugar a visitar é o lago Gadi Sagar e claro, não deixe de ver os Havelis, mansões incrivelmente esculpidas no meio da cidade.
Udaipur: A cidade branca e também dos casais. Me senti muito bem aqui. Tem menos cara de arábia mas é linda. O lago Pichola com os palácios (um restaurante e outro hotel, ambos caríssimos) no centro é belíssimo. O palácio da cidade é muito interessante e bastante grande e fica em terra firme. Pode-se visitar o Monsoon Palace no alto de um morro com grandes vistas (uma das locações do filme 007, a outra foi num dos palácios do lago). De Udaipur um ônibus pau-velho corta uma estrada linda e colorida em três horas e meia até chegar a Ranakpur. Na ocasião fui e voltei no mesmo dia.
Ranakpur: O epicentro jainista. Visitei o templo Chaumukha. Uma construção espetacular em mármore branco. Incrível! Não estive no centro da cidade.
Vou te dizer o que eu faria em sete dias:
Pegaria um trem direto a Jaisalmer (viagem bem longa e demorada). Ficaria uns dois ou três dias aqui. Daí pegaria um ônibus para Udaipur (cerca de 200 Rúpias 14 horas de viagem) e ficaria outros três dias, sendo que num destes visitaria Ranakpur. Então voltaria para Delhi.
Outras opções são viáveis. Outras cidades como Bikaner, Pushkar e Monte Abu devem ser muito interessantes mas não estive nelas desta vez.
Tenha em mente que o tempo é curto mas a oportunidade é de ouro e qualquer escolha vai ser boa.
Boa Viagem!
Marcelo Panhoca

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)


Não deixe de participar da comunidade: Eu Leio Indiagestão (no Orkut)

Om Shanti


.