6 de abril de 2007

Chandigarth


Namaskar



A cidade e capital de estadoS – Chandigarth.



Não, eu não cometi nenhum erro e você não está embriagado. Chandigarth é a capital de 2 estados diferentes!! Interessante não? Uma única cidade possuindo duas sedes de governos de estados diferentes. Só mesmo aqui na Incredible Índia!



Chandigarth serve de capital para os estados de Haryana e do Punjab.



Mas Chandigarth tem ainda mais uma peculiaridade que a diferencia ainda mais das outras cidades indianas – ela foi PLANEJADA!!!!!



Agora você já não vai mais cair de costa se eu te contar que Chandigarth é a cidade gêmea de Brasília. Isso mesmo, Brasília, a capital do Brasil, tem uma irmã gêmea e ela “mora” aqui na Índia!!!! :)



O cineasta francês Loudigi Beltrame está fazendo um filme/documentário sobre estas cidades gêmeas e já acabou de filmar em Chandigarth.




Le Corbusier, o francês que planejou Chandigarth trabalhou junto com Oscar Niemeyer que planejou Brasília em outros projetos. Ambas as cidades seguem as mesmas regras de planejamento e ambas são capitais.




O filme sobre as duas cidades será exibido em Leharve, França.




Eu perguntei a uma brasileira que recentemente passou um tempo em Chandigarth como era a cidade e ela me descreveu como sendo a cidade mais limpa e organizada da Índia que ela conhece.




Em Chandigarth tudo parece funcionar bem conforme o planejado. As ruas são limpas, poucos são os autoriquixas, tem muito mais táxis e estes cobram o preço marcado no táximetro!!!! Nossa isso não existe aqui na Índia, aqui cada um cobra o que quer de você, eles nem sequer ligam o táximetro! Quero morar em Chandigarth urgente!!!!! :)



Naturalmente que é muito mais fácil manter a limpeza e a organização em uma cidade com apenas 1 milhão de habitantes.



Após a independência da Índia em 1947, o primeiro ministro indiano Jawaharlal Nehru proclamou: “Que se crie uma nova cidade símbolo da liberdade da índia, sem o ranço da tradição ou do passado... uma expressão da fé da nação no futuro.”



Durante o processo de independência da Índia, uma porção desta foi desmembrada para formar o atual Paquistão. Das terras indianas doadas para a formação deste novo país muçulmano, a cidade de Lahore foi incluída, o que deixou o estado indiano do Punjab sem sua antiga capital. Assim sendo o Punjab precisava de uma nova capital e o francês Le Corbusier foi contratado para desenhar e planejar uma nova cidade que serviria de capital do estado do Punjab na parte norte da Índia.




Em 1966 o estado do Punjab foi dividido para formar o estado de Haryana, a promessa era de que a cidade/capital, Chandigarth, continuaria a pertencer ao Punjab, mas no entanto esta promessa nunca se concretizou. O novo estado de Haryana não quis abrir mão da cidade mais moderna e a única planejada do pais. A solução encontrada foi permitir que Chandigarth fosse a capital dos 2 estados; o antigo Punjab e o novo Haryana.



Se você já está achando isso tudo muito louco, agora veja isto: Como Chandigarth foi construída com verba do governo federal, ela é um Território da União, controlada pelo governo central !!! A Índia é Incredible ou não é???




Politicamente pode ser confuso, mas quem está gostando disso tudo é Chandigarth que arrecada impostos de ambos os estados e está se dando muito bem financeiramente. Falta de verba não é problema nesta cidade nova de apenas 50 anos e dona de uma historia bastante peculiar.



Se você ficou com vontade de conhecer Chandigarth quando vier para a Índia, deixo aqui uma dica preciosa para você. A estação de trem fica FORA de Chandigarth, cerca de 8 quilômetros. Os restaurantes, shopping centers e a rodoviária ficam no Setor 17. Os hotéis ficam no Setor 22.



Quero agradecer ao Fábio por ter me inspirado a escrever este artigo sobre Chandigarth, e mandar um beijo muito grande aos amigos e leitores de Brasília.




Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti