1 de junho de 2007

Autobiografia de Gandhi - Parte 8



01/06/2007

Continuando com a autobiografia de Gandhi....

***

No capítulo PESTE NEGRA que ocorreu na África do Sul, Gandhi participou ativamente. Como a localidade aonde os indianos moravam era muito suja, ele temia que a peste negra pusesse se espalhar facilmente. Ele arrumou um local isolado onde levava os enfermos para evitar maior contaminação, mesmo assim, 21 pessoas morreram.

Gandhi aproveitou a oportunidade da Peste Negra para fazer seus experimentos com lama. Ele colocou 3 enfermos para fazer o tratamento de lama. 2 sobreviveram e 1 faleceu. Isto lhe deu mais crença no poder da lamaterapia.

Quando seu filho Ramdas quebrou o braço, Gandhi o tratou com lama.

Ele também acreditava que durante uma epidemia a pessoa deveria ter uma dieta leve.

***

COMUNIDADE PHOENIX. Este capítulo é particularmente interessante pois trata da primeira comunidade alternativa criada por Gandhi. Você já deve ter ouvido falar das comunidades hippies dos anos 70, comunidades onde todos faziam tudo e dividiam tudo, voltada para a auto-suficiência e o artesanato; pois bem, foi isso que Gandhi fez ao criar a comunidade Phoenix.

Gandhi, sua família, amigos e conhecidos com suas famílias mudaram-se para uma fazenda de 20 acres de terra que compraram, onde também imprimiam artesanalmente o jornal Indian Opinion. O inicio da comunidade alternativa de Gandhi foi 1904, muitos anos antes dos hippies copiarem a idéia.

Eles plantavam, imprimiam o jornal e faziam tudo a mão, não queriam usar máquinas, queriam tudo feito artesanalmente inclusive o jornal. A comunidade cresceu e acabou virando uma vila.

***

Gandhi reafirma novamente na metade do livro que não quis que seus filhos estudassem ou aprendessem inglês e que não se arrepende de sua decisão embora os filhos se ressentissem com ele a este respeito. “I am not heartbroken over it, and the regret, if any, is that I did not prove an ideal father.”

Na minha opinião ele não foi nem bom pai e muito menos bom marido. Sua mente estava sempre ocupada com o bem estar dos outros e negligenciou a família. Mas como atingir grandes objetivos se si esta preso a família??? Todos os líderes espirituais que eram casados acabam por neglicenciar a família ou simplesmente a abandonam.

***

Durante a REBELIAO ZULU Gandhi também participou. Ele gostava confessadamente de participar de batalhas. Inicialmente Gandhi ficou do lado dos ingleses e depois passou para o lado dos Zulus. Aqui também ele mudou de opinião.

Sua participação nas guerras era sempre como enfermeiro ou coletando os feridos para tratamento. “The Zulu rebellion was full of new experiences and gave me much food for thought.” Esta rebelião com novas experiências fez Gandhi pensar em muitas coisas em que não havia pensado anteriormente.

Gandhi tinha algo de Madre Teresa de Calcutá e gostava de atuar como enfermeiro cuidando dos enfermos.

***

No capítulo NASCIMENTO DA SATYAGRAHA Gandhi explica como foi necessário criar um nome para o movimento de resistência passiva. Ele anunciou no jornal Indian Opinion uma pequena gratificação a quem criasse um nome que representasse bem os ideais do movimento. O vencedor do concurso foi seu próprio filho Manganlal com o nome Sadagraha (Sat = verdade e Agraha = firmeza). Para que não houvessem dúvidas quanto ao nome, Gandhi preferiu usar “Sat” ao invés de “Sad” (uma derivação). Assim o nome oficial do movimento passou a ser Satyagraha.

***

1908 foi a primeira vez que Gandhi foi preso. Na cadeia a comida não tinha sal e a última refeição era antes do por-do-sol. Também não era servido chá (paixão nacional indiana) e Gandhi quando saiu da prisão resolveu continuar com estes hábitos. Ficou 10 anos sem por sal na comida e parou de tomar chá. Seu jantar era sempre antes do por-do-sol.

Em 1912 Gandhi também parou de beber leite pois “milk stimulated animal passion.” era afrodisíaco. Não comer alimentos afrodisíacos é um dos métodos que ele usou para manter o voto de castidade (Brahmacharya).

Após algum tempo Gandhi passou a alimentar-se somente de amendoim, banana, tâmara e óleo de oliva, enquanto continuava praticando jejums periódicos.

***

No capítulo JEJUANDO Gandhi explica que os hindus só podem comer frutas e tomar leite no dia do jejum, mas como ele já fazia isso regularmente, ele resolveu beber somente água nos dias de jejum.

Gandhi praticava o jejum Ekadashi (4 dias antes da lua Nova e da lua Cheia) e o Pradosha (durante todo o mês Shravan a pessoa não deve comer nada durante o dia, podendo comer só a noite). Aqui me surgiu uma dúvida, se Gandhi comia sua última refeição ANTES do por do sol, o que ele fazia durante o mês de Shravan quando só se pode comer a noite??? Creio que ele apesar de masoquista não ficava o mês todo sem comer e abria uma exceção durante este mês alimentando-se após o por do sol.

FOTOS: Gandhi com roupas do movimento Satyagraha e Gandhi jejuando

Continua amanhã...

Om Shanti