17 de agosto de 2007

Mehendi - Parte 2

Namaskar,

Fui informada que agora ai no Brasil existe tatuagem de hena, principalmente nas cidades praianas.

Pelo que me disseram, a coisa ai eh muito complicada. Você primeiro tem que escolher um desenho; depois o tatuador te passa um desodorante em bastão na pele; ai o desenho vai para o papel estêncil; o estêncil vai para o seu corpo; e só então eh que com a hena, o tatuador vai seguindo o traço impresso na pele.

Quando me contaram sobre todo este processo confesso que achei divertido, pois eh muito diferente do nosso MEHENDI indiano.

Aqui em Bharat, a Mehendeira faz o desenho na hora segundo sua inspiração do momento. Ela vai apertando o saquinho com hena e já vai desenhando em sua pele diretamente.
Os desenhos são como um bordado e podem ate ser como uma delicada renda (para festas). São desenhos bem detalhados, cheios de curvas e rococos.

Assista aos vídeos acima e veja o exemplo.

Incredible India!

Om Shanti

6 comentários:

  1. isso mesmo!
    No litoral tem uns tatuadores que vao percorrendo todaaaaaaa a praia, com a pasta de desenhos embaixo do braco.
    Algumas praias já tem a tenda das tatuagens, é bem legal.

    No shopping de caraguátatuba, vi uma tatuadora que fazia umas tatuagens com um spray de tinta colorida, bem legal também.

    Sandra, obrigada elo presente, viu!
    ADOREI !

    Beijao e bom final de semana!!!
    Angel

    ResponderExcluir
  2. Aeee Sandra Bueno show de bola,ops sorry show de Mehendi rsrsrs eu também quero fazerrr!!!!!

    ResponderExcluir
  3. realmente sandra concordo com Pedro do post anterior a india e tao incredible que tem assunto que nao acaba mais e da pano pra manga pra discutir,opinar e dar uns pitacos pois se perdermos uma semana ai ja era fica naquela do pega o bonde andando e quer da txau^^alias acho que o lula tem me influenciado com essas metaforas hahah
    bjos Rose

    ResponderExcluir
  4. ah queria comentar tambem um fato que nao tem nada a ver com este mehendi mas devido a minha ignorancia rsrsr percebi na foto que vc postou que a vaca nao tem dente em cima e so tem embaixo ou sera que arrancaram os dentes?curiosidade inutil mas vivendo e aprendendo neh eh que nunca vi uma vaca tao perto hehe

    ResponderExcluir
  5. Olha Sandra e pessoal..

    Apenas para complementar as diferenças entre os tatuadores da India e daqui do Brasil.

    Nesta questão de criatividade e concentração, somos apenas amadores e copiadores.

    No show in memorian do George Harrison, "George in Concert", esta magnífica e imperdivel obra musical,juntam-se musicos de orquestra sinfonica e músicos indianos da tuirma do Ravi Shankar, que aliás está bastante velhinho e cada vez mais doce.


    O show divide-se um duas partes uma oriental, com a sinfonica e a turma do Raví, e a parte ocidental conduzida pelo Eric Clapton.

    A parte oriental é fantástica, e depois que se assiste esta primeira que é insuperavel, nem dá para pensar em ver a segunda, mesmo sendo muito boa. na primeira parte a filha do Raví, Anouska Shankar, que por sinal é sua herdeira musical, dá um show de sítar, e depois então passa a reger o concerto.

    Bem, há um comentario nos "extras" sobre os ensaios, dos músicos das diferentes linhas.

    O que quero mostrar é que a péça teve muitas modificações durante a sua preparação e ensaio, então, tinha de se refazer todas as partituras vcada vez que se alterava algo, pois os músicos ocidentais só executam péças desta maneira, mas para os indianos,, podia se fazer qualquer alteração que eles guradavam de cabeça.

    O que quero realmente chamar a atenção é que, este povo está dormindo, preso em suas amarras teocrácicas, fanatismos, preconceitos,conceitos distorçidos de religião, mas quando este povo despertar desta passageira fase, esta nação brilhará como uma estrela radiante.

    O que são cem duzentos anos para a civilização hindú?

    Eles estão ainda prêsos a conceitos de uma era escura que está indo embora, no qual toda a humanidade está emergindo a Kali Yuga (Era da escuridão).

    Todas estas loucuras que tomamos conhecimento vem da ignorancia espiritual que nos envolve, mas estamos ascendendo a escala das eras e o mundo interio está passando junto.

    Um abraço geral..


    Paz alegria sempre nova e amor divinos a todos os seres..

    Sandra este final de semana, vou a "Nova Gokula", uma comunidade Hare hare aqui em Pindamonhangada, lá estarei mais perto da India que eu gosot de viver.

    Bom final de semana a todos...

    OM SHANTI

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um trabalho artístico essas tatuagens com hena... beleza, precisão e perfeição, presentes com toda força. Mto interessante o comentário do Pedro, destacando a questão da concentração para a realização desta obra de arte. Aliás, Pedro, fiquei curiosa pra assitir o show, tem em DVD??? Manda uma dica de como faço pra conseguir. Abraços afetuosos a todos!

    ResponderExcluir