29 de setembro de 2007

Cachimbando no Ganges

Namaskar

As margens do rio Ganges tambem sao muito utilizadas para se puxar um fumo, tanto por parte dos sadhus como dos turistas.

A "Ganja" corre solta no Ganges!!!

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

11 comentários:

  1. Sandra,
    Porque os Sadhus utilizam a Ganja?
    tem alguma coisa a ver com o sr.Shiva? vc sabe o significado?
    NAMASTE.
    Alipi de Bertioga

    ResponderExcluir
  2. Opa ... também quero !!! Será que ficamos zen fumando um desses?! Tô precisando!! ... queria saber se o que ele passa na testa das pessoas são cinzas de gente cremada ...
    bju Gde Sandra adoroooooo vc e seu blog!

    Monique.

    ResponderExcluir
  3. Se fumar um desses, vai ficar zen, sim...

    Zen cérebro, zen inteligencia, zen objetivo na vida. rssss

    Brincadeira....

    Um amigo esteve na Khumba Mela e disse que muitos que se dizem Sadhus fumam ganja o tempo todo, mas que não são todos.

    Assim como não se pode dizer que na praia tudo é areia, e desconsiderar a possibilidade de encontrar grãos de açucar, assim mesmo entre os Sadhus da Khumba Mela, existem grandes Santos, que não necessariamente são Sadhus.

    Creio que estes que fumam, são da linha dos Kansadhus...só querem morgar....e ganhar uns trocados.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro,
    Acho que não bem assim não...existe sim uma relação da ganja com a espiritualidade,algo ligado com Mahadeva. É lógico que tem os sadhus que abusam.Já li que nos vedas,tem uma passagem sobre a ganja e seu uso medicinal e espiritual...NAMASTE

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique...tudo bem cada um acredita naquilo que escolhe, eu já ouví muitas lendas a respeito da ligação entre espiritualidade e drogas.

    Meu ponto de vista atual depois de muitos anos de experiencia, é que qualquer produto que promova alteração da consciencia artificialmente, sejam drogas alcóol, hipnose, é prejudicial ao desenvolvimento espiritual.

    O processo deve ser de dentro para fóra e não ao contrário estimulado por quaisquer forma externa.

    A ganja( canabis) é uma droga cientificamente comprovada que causa danos aos neuronios cerebrais, sendo assim impede que a mente desenvolva-se plenamente, e tenha a sua função como a mais importante ferramenta de canalização da energia interna.

    Pelo que eu soube,os Sadhus eles fumam hashishi, uma vez por ano no dia 19 de março que é o dia que se comemora o aniversário de Shiva.

    Mas isto é a Sandra que vai poder nos esplanar melhor....

    Cada um acredita naquilo que lhe é mais atraente, eu pessoalmente prefiro o esforço da meditação silenciosa.

    Mas não tenho preconceitos quanto a isso, só não acredito que leve a nenhum lugar melhor dentro de si mesmo.

    OM Shanti

    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Ainda com relação oa tema da Ganja (conhecida entre nós como maconha).

    Deus envia a terra, seus mais queridos filhos, seus mais próximos auxiliares para nos ajudarem a vencer os osbtáculos internos e externos para avançarmos rumo a nossa liberdade em espírito.

    Ele nos envia, Rama, Krishna,Jesus, Maomé,Yogananda,Babaji,Anandamoyma, Ramakrishna, Sri Ramana, e outros..

    Eles apontam sempre para o mesmo caminho, independente da época e das culturas da sociedade nas quais viveram entre nós.

    A auto disciplina,observancia as leis espirituais,dominio do égo, através do controle dos sentido e da mente, para que atuem como instrumentos da alma, na busca da realização espiritual.

    Se uma droga, expande a percepção dos sentidos, ao invés de trazer esta energia para dentro, canalizando-a pra os centros de consciencia mais elevados, dá vazão ao prazer exacerbado e estimulado, ela não pode ser um aliado na busca do ser interior, ao contrário traz a consciencia mais ainda para a periferia do égo, ou seja para fóra.

    Está na contramão do caminho para Deus.

    Existe tabém outras questões que complicam a busca espiritual. No caso da concentração da mente, básicamente a arma mais importante para controlar a força de vontade e dirigir a energia dispersa para o interno.

    A maconha,induz a total desconcentração da mente, ao contrário dos pranayamas (exercicios respiratórios desenvolvidos pelos antigos Rihis), para acalmar a mente promovendo uma maior concentração,para então poder dirigi-la ao objetivo almejado, ou seja a concentração no self.

    Outro aspecto negativo, é que a maconha, por ser volátil,adere no corpo astral, então causa problemas mesmo depois da morte do corpo físico.

    O desejo de fumar alimentado com mais fogo da satisfação do mesmo, continua ardendo mesmo após a morte do físico, e pode ser o motivo de buscar outros usuarios ainda em corpo para satisfação deste desejo, assim como acontece com alcóolatras, e tabagistas.

    Cria problemas no desenvolvimento dos chakras (centros de energia, espalhados pelo corpo),bloqueando os nadis(local por onde deve circular livremente a energia no corpo, para um bom funcionamento, promovendo saúde física, mental espiritual).

    Bem, pessoal, estes são apenas alguns aspectos negativos do uso da droga seja como relaxante, ou como um pseudo veículo de energia espiritual.

    Claro que não posso negar as propriedades terapeuticas cientificamente comprovadas da maconha, assim como de qualquer planta da terra.

    Por esta e outras é que fico com..Jesus,Budha,Rama,Yogananda,Ramakrishna,
    Krishna,Babji, entre outros.

    Se algum destes vier ao mundo um dia e dizer; "Meu filho agora se vc quiser libertar-se da roda de nascimentos e mortes, não mais encarnado neste mundo, mergulhando definitivamente no Oceano Cósmico de Deus" fume maconha!, aí então eu acreditarei que este seja um caminho, até entãi fico com a meditação silenciosa, a Bhakti Yoga, Raja Yoga, e outras .yogas,...mas sem drogas, por favor...

    Om Shanti...

    Pedro

    ResponderExcluir
  7. Caro Pedro,
    vc já leu algo a respeito das anandaminas.
    Não faço uso de nenhuma planta de poder atualmente(já tive experiencia com ayuhasca)mas acredito que assim como vc utiliza o prana, para se elevar espitualmente,ele tambem é algo que vem de fora e altera a consciencia.Para mim essa coisa "dentro para fora" é cliche!Aprendemos com o proximo(externo),só crescemos espitualmente lendo,praticando sadhana(externo)...as escrituras é algo que vem de fora e nos toca internamente...O que é artificial? TUDO É MAYA!Hipnose é artificial?,sendo assim,meditação,yoga,puja...é artificial!ACREDITE:EXISTE MAIS MISTERIO ENTRE A TERRA E O CÉU DO QUE VC POSSA IMAGINAR...Fica na Paz

    ResponderExcluir
  8. Caro anonimo, vc deve ser Monique, não?..

    Bem,eu quero deixar bem claro de inicio que não tenho nada contra quem usa, ou acredita, afinal usa do seu próprio livre arbitrio nesta direção, os resultados é que vão definir se a pessoa fez uma boa opção ou não. Enfim conhece-se a aŕvore pelos frutos, não é?

    Não estou colocando isso de uma forma pessoal, contra vc, mas sim por discordar democraticamente da afirmação que Cannabis Sativa, conduz a consciencia a algum degrau mais elevado em direção a pŕopria percepção de sí mesmo no mundo da matéria.

    Quando adolescente, fui um usuario da mesma, e conheço cada palmo do processo da erva dentro da mente humana e seus efeitos na psique humana.

    Nunca usei Ayuasca,ou outro alucinógeno, apesar de conhecer através de literatura o processo das mesmas na mente humana.

    Permita-me mais uma vez discordar de suas afirmações que tudo vem de fóra, e tudo é maya.

    Em primeiro lugar não afirmei em nenhum momento que uso prana para elevação da consciencia. Pranayama śignifica contrôle do prana, da energia vital que tudo circunda e interpenetra, controlar o prana não que dizer que se usa algo externo, controlar o prana, é diminuir a respiração,as batidas cardíacas, e consequentemente a velocidade dos pensamentos, para então iniciar o processo de mergulho interior.

    Pranayama ; Contrôle das ondas mentais.

    Esse processo não depende do prana, prana nós usamos para respirar, para viver neste mundo, é algo necessario para o mantenimento da vida na terra.

    As escrituras em sí não movem ninguem, concordo com vc, apenas elas retratam o exemplo de vida a quem se refere, se a Jesus, ou Krishna, ou Rama,,ou outro grande santo.

    Realmente é preciso aplicar os ensinamentos em nossas vidas, senão não passamos de papagaios.

    Quano me referí a artificial, é algo que não faz parte de vc mesmo, é algo material que vc ingere, ou inala, coloca em sua corrente sanguinea e altera assim artificialmente o seu estado de consciencia.

    Apenas quis dizer com isso que escreví é que continuarei a seguir os ensinamentos dos grandes que Deus enviou a este mmundo, e que com suas vidas nos deixaram um exemplo de que não necessitamos de mais nada além do que já temos para despertar a nossa consciencia divina.

    Até hoje nunca ouví falar em uma Avatar (enviado de Deus) que pregue o uso de alucinógenos para alcançar a consciencia divina, se um dia eu conhecer, até posso mudar de opinião a respeito. mas por enquanto vou continuar a pensar desta maneira.

    Desculpe-me por minha sinceridade,mas é extamente assim que penso.

    Não é nada pessoal, contra o seu ponto de vista.
    Vamos continuar a concordar ou discordar nesta pratica democratica da convivencia pacifica.

    Om Shanti

    Pedro

    ResponderExcluir
  9. Pedro,
    para finalizar.Vc já leu algo sobre soma?? nos vedas fala.
    Sobre as anandaminas.
    outra coisa...A canabis sativa ou indica ou a ruderalis,vem da natureza...é de Deus! cabe ao homem saber utilizá-la.Assim como as outras ervas que curam...captou? Não me refiro a uso recreativo(acredito que alguns sadhus e rastafaris tambem).Vc come açucar? toma café? come carne?
    As pesquisas sobre a cannabis mudaram muito...e a maioria que se tem é tudo hipoteses.Como vc explicaria a existência das anandaminas? e porque os hindus utilizam ha mais de 3000 anos,assim como os egipcio.Devemos ter a mente aberta...Samadhi..existe varios tipos de samadhis...acredite nisso.O MAL É O QUE ESTÁ NA MENTE DO HOMEM....Respeito sua opinião!mas não se deixe enganar por falsas pesquisas americanas,imperialista...leia sobre a historia da cannabis.
    OM SHANTI
    OM SHANTI
    JAY MAHADEVA
    OM NAMAH SHIVAYA
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Monique...

    Para encerrar o que eu disse está tudo aí atrás, nada mais tenho a acrescentar..

    Não acredito neste caminho da "fumaça", é só..

    Não vou por pesquisa de qualquer natureza, vou pela minha própria pesquisa, a da minha consciencia, e ela me diz que estou no melhor caminho para mim.

    A opção é de cada um..

    Vou terminar com uma canção que diz.

    Nada que me prenda
    Nada que limite
    Nada que acorrente on nossos pés ao chão
    Nada que escravize os nossos pensamentos.

    Tudo que nos solte
    Tudo que liberte
    Tudo que nos faça saudaveis e felizes
    Tudo que ilumina o corpo, o coração e a mente
    Pois o amor dá asas e nascemos prá voar
    O universo nos espera, e o futuro é agora.

    Canção do Sagrado Coração da Terra.
    -----------------------------------

    Não quero nada que escravise a minha mente.
    Ela é um receptáculo da alma.
    Quero ver tudo claro, límpido
    Crescer do jeitimho que Deus me criou
    Expandir a minha consciencia com meus
    próprios recursos internos
    E finalmente mergulhar no Oceano
    Infinito da Consciencia de Deus.

    Meu mestre já me deu régua e compasso

    Quem sabe de mim sou eu, Aquele abraço !

    Gilberto Gil

    OM Shanti

    Beijo prá vc...

    ResponderExcluir
  11. Pedro,
    quem falou que a cannabis aprisiona? a prisão é interna,é sua mente...LIBERTE-SE!!!Até dos seus pre-conceitos e julgamentos...imagina,o Gil é cabeça aberta e tem uma visão acima...KAYA NA GANDAYA.
    BEIJÃO NO COR-AÇÃO!!!
    Insisto,porque as anandaminas????explique isso!!!

    ResponderExcluir