25 de setembro de 2007

Semana Gânga - Parte 2

Namaskar

O rio Gânga eh basicamente um rio de planície que possui 2.510 Km de extensão e corre de oeste para leste na região Norte da Índia ate o pais vizinho Bangladesh. Para que você compreenda melhor, podemos compara-lo ao rio Amazonas que também corre de oeste para leste, eh um rio de planície e fica na parte norte do Brasil.

O Gânga tem seu inicio na geleira Gangotri a 7.756 metros de altitude que fica no Himalaia no estado de Uttaranchal. Seu regime inicial eh portanto Nival, ou seja, pelo degelo da neve no Himalaia.

O Gânga deságua na baia de Bengala formando um gigantesco delta.

É bastante comum encontrarmos corpos de humanos e animais flutuando no Gânga. Nao se impressione com as imagens.

Observe que o Gânga eh um rio “Bombril” ou seja, com mil e uma utilidades; onde corpos de defuntos flutuam.... pessoas tomam banho.... lavam roupas.... rezam e meditam... bebem agua... levam turistas passear de barco... escovam os dentes... jogam as cinzas dos defuntos cremados... jogam as imagens dos deuses hindus... jogam os animais mortos... etc.

Não perca a continuação amanha...

Incredible India!

Om Shanti

4 comentários:

  1. Sandra

    Muito interessante a história.. mas o que você acha de transportar isso pra que.. rio sujo por rio sujo podia todo mundo começar a tomar bainho no tietê! Não que alguns motoqueiros, ainda que sem querer já não o façam :-)

    Mais de 90 mil visitas hein, tá na hora de atualizar!

    ResponderExcluir
  2. Parabens, realmente este e o melhor blog que ja vi, muito bem montado... perfeito. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. I am back!

    I know you know who I am

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha, tava tendo festa no rio nesse dia ou todo dia é essa muvica?
    gente, desde quando eu tava no ginasio ouço falar do rio ganges como sagrado, a gente imagina algo respeitoso, limitado, seria muito bom se os indianos cuidassem dessa imagem sagrada que o mundo tem, tratar o pobre rio com amor que ele merece, me conte sandrinha, tem peixes no rio?

    Tatiana

    ResponderExcluir