8 de outubro de 2007

Ganesh ao Mar!!!!










Olá… eu sou Carol, há pouco mais de um ano descobri o Indiagestão pesquisando coisas sobre a Índia pq meu marido recebeu uma proposta de emprego aqui, durante um ano acompanhei tudo lá do Br, e agora estou aqui, vivendo todas as loucuras e curiosidades dessa terra e dando uma pequena contribuição para o Indiagestão!!!!

Estava eu passeando pela praia aqui em Chennai quando deparei com um evento bem típico da Índia, imediatamente lembrei da Sandra e do Indiagestão...fotografei tudo e vou tentar contar o “ritual” que presenciei.

Como a Sandra já disse, mês passado foi o “aniversário do Ganesh”, soube que nessa data eles compram um Ganesh e levam para suas casas aonde montam um altarzinho e oferecem frutas e flores por aproximadamente 10 dias, durante esse período eles rezam e alguns jejuam (não comem nenhum tipo de carne). Após esse período o Ganesh deve ser levado para a água, o Ganesh não deve permanecer dentro da casa. A cidade está cheia de Ganeshs espalhados em diferentes lugares.

Estava eu passeando pela praia, que por sinal é utilizada como banheiro publico...sim, eu vi muito cocô e até flagrei dois na hora H, quando observei um grupo grande de pessoas, como boa turista curiosa fui para casa, peguei minha máquina e voltei para ver o que era.

Eram os Ganesh sendo levados para o mar, não 1 ou 2... vários muitos, de todas as cores, tamanhos, tipos, materiais...muitos chegavam de caminhão com um grupo de pessoas “baderneiras” pulando na frente da minha câmera, fazendo barulho, desciam o Ganesh do caminhão e levavam para o mar.

Dois senhores carregavam, com a ajuda de uma rede, diversos Ganesh menores que arremessavam ao mar. Outros, mais bonitos de se ver, chegavam em família, colocavam o Ganesh enfeitado com aqueles colares de flores na areia, acendiam um foguinho (não sei o que era), rezavam e ao termino do fogo levavam o Ganesh para ser levado pelo mar.

Alguns Ganesh saiam dos caminhões com ajuda de um guindaste, um grupo de homens carregava até uma barquinha de pescador que entrava no mar e soltava o Ganesh um pouco mais no fundo do mar, a maioria dos Ganesh grandes são de fibras, não são pesados, só que o tamanho para carregar deve dificultar.

A grande maioria dos presentes eram homens, muitos ficavam me olhando (como parte do efeito ET) e se ofereciam para eu os fotografasse com seus Ganesh, muitos entravam no mar (de roupa ou cueca) e pegavam pedaços dos Ganesh que tinham sido despedaçados pelas ondas, brincavam um pouco com o braço ou a cabeça do Ganesh e devolviam ao mar.

Eu sei que aproximadamente pelas 15:30 chegaram muitos caminhões com Ganesh, muita gente na praia, olhando rapidamente algo que lembrava o Ano Novo aí em SP (na praia), mas aqui foi durante o dia, começou a ficar um pouco tumultuado, a policia entrou no mar para tirar o pessoal da água, os indianos começaram a se aproximar de mais de mim, como estava sozinha resolvi sair da praia e continuar a observar a cerimônia de longe.

Em um livro li que Ganesh é adorado por 10 dias (desde bhadrapad Shudh Chaturti até o Ana nta Chaturdashi). Chaturti é o 4º dia contado a partir da lua nova e Chaturdashi é o 14º dia contado a partir da lua nova, o significado do resto não descobri. No 11º dia é jogado ao mar ou rio como simbolização de seu caminho até sua casa em Kailash, e leva consigo todas as desgraças que afligem homens e mulheres. No 11 dia todos se juntam à procissão cantando “Ganapathi Bappa Morya, Puchya Varshi Laukariya” (algo como: “Ganesh venha novamente no próximo ano”). Ganesh é um dos Deuses mais populares da Índia, o Deus da sabedoria, aprendizagem, prudência, sucesso e poder. É invocado no inicio de cada atividade, seja uma viagem, casamento, construção de uma casa, escritura de um livro ou mesmo uma carta.

Colaborou: Carol de Chennai

Fotos: Carol Parisi