9 de outubro de 2007

A Mitologia Hindu e os Animais


Namastê


GARUDA

Garuda é um ser mitológico, metade ave e metade homem.

Os imperadores islâmicos da Índia se interessaram por aves e gostavam de colecionar espécies raras importadas de outros países. Estes imperadores sempre exigiam que seus artistas pintassem e retratassem estas aves com realismo.

HANUMAM

Hanumam com um exército de macacos, ajudou Rama a resgatar sua esposa Shita do cativeiro onde era prisioneira. Desde então os macacos caíram no gosto popular e Hanumam, o macaco-chefe, passou a ser reverenciado como um deus.

Leia a postagem “Ramayana” de 2007 neste blog.

VACAS

O gado bovino indiano encontra-se distribuído por todo o país, inclusive nos centros urbanos; entretanto as vacas não são realmente sagradas, o hinduismo simplesmente proíbe sua matança.

Os touros sim são sagrados. Pois é, isto é novidade para você hehehehehe, viu só como você acha que sabe tudo de Índia mas na verdade não sabe nada!! Para isto mesmo que existe o Indiagestão; e por isso ele é o melhor blog em português sobre a Índia!!! :-)

Os touros são símbolos da procriação desde tempos pré-históricos; “fulano é forte como um touro”, todos já ouvimos esta expressão pelo menos uma vez na vida. O touro eh símbolo de forca, de masculinidade.

E não se esqueça que Nandi é o touro de estimação do poderoso deus Shiva.

Além do mais, se fêmeas não vale nada aqui na Índia, por que a vaca seria sagrada??? Hehehehehe. Aqui só macho tem vez!!! Será que você não vai aprender isso nunca?! ;)

ELEFANTES

Olhe aqui outra novidade para você.... segundo a mitologia hindu, os primeiros elefantes possuíam asas e brincavam nas nuvens!!!!! Hehehehehehe, esta eu tenho certeza que você não sabia mesmo :-)

Será que o gibi francês ‘A Vaca Voadora’ foi inspirado nos elefantes voadores indianos???? :)

Pois bem, um belo dia, uns elefantes pousaram nos galhos de uma árvore; debaixo da qual um homem santo (asceta) ensinava seus discípulos.

Devido ao peso, os galhos da árvore se quebraram e os elefantes caíram em cima dos discípulos matando diversos deles. O asceta ficou muito bravo e pediu aos deuses que tirassem as asas dos elefantes.

Mesmo sem asas, os elefantes continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas tragam chuva. Os elefantes albinos são considerados símbolos de boa sorte.

Como se isso não bastasse, o deus indiano mais popular é o Ganesha, que tem a cabeça de elefante.

RATOS

Sobre a adoração dos hindus quanto aos ratos, leia a postagem de 2005 sobre o templo hindu Karni Mata.

E lembre-se que o acompanhante de Ganesha é um rato!

*

Vale lembrar que o pavão é a ave símbolo da Índia e o tigre é o animal símbolo do pais conforme postagem de 2006 neste blog.

Ate no Kama Sutra encontramos animais! A divisão do tipo físico da pessoa segundo um animal; mas não vou falar sobre isso. Se quiser saber mais você terá que ler esta Sutra.

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti