17 de outubro de 2007

Quem Avisa Amiga É

Namaskar


Como ‘quem avisa amiga é’, então, aqui vão uns avisos para você.


Seja você, morador, futuro morador ou turista, fique sempre atento ao seguinte:


Leia ou assista ao noticiário local para saber o que esta acontecendo na Índia no exacto momento em que você esta aqui. A informação é uma grande aliada na prevenção de aborrecimentos e perigos desnecessários.


Os jornais sempre informam em quais localidades vai falta agua e luz.

Eles informam quem está (quais serviços) estão em greve.

Quais ruas e avenidas você deve evitar por estarem em obras, alagadas etc.

Avisam de quantas horas é o atraso nos aeroportos.

Tem jornal que dá até quais trens chegam ou partem das estacões de trem. E coisas do género.

Isto digamos é o básico. Aqui na Índia devemos ficar de olho também nos locais prováveis de ataques terroristas.


Procure saber sempre se ha alguma celebração religiosa (não importa a religião) e onde fica os locais de celebração e os evite. Por exemplo, é perigoso fazer turismo e visitar mesquitas as sextas-feiras pois é quando os islâmicos rezam e quando os terroristas preferem explodir bombas para poder matar mais pessoas.


Fim de semana é melhor você ir almoçar/jantar em um restaurante e passear nos shoppings; e evitar lugares públicos e turísticos especialmente as áreas de comercio pois é quando os terroristas preferem explodir bombas para poder matar mais pessoas. Ultimamente os atentados tem ocorrido em salas de cinema, shows e mercados abertos (área de comercio ).

Popular.


Delhi está sempre em alerta ou alerta máximo por ser a capital e haver muitos alvos aqui. É comum você encontrar trincheiras nas ruas, feitas com sacos de areia. Blitz da policia, segurança de revistando, revistando sua bolsa etc. são super comuns e habituais, não se assuste e não se ofenda. Eles não acham que você seja criminoso, é questão de segurança e para nosso próprio bem.


Qualquer pacote, sacola, mala, mochila etc. sozinha em local publico pode conter uma bomba, sai do lugar o mais rápido possível e avise a policia. O numero de telefone da policia aqui na Índia é 100.


Por vezes o governo não quer alarmar desnecessariamente a população, mas fique esperto e observe..... se você vir trincheiras pelas ruas e um numero maior de policias, saiba que algo esta acontecendo e que estão em alerta.


Ha diversos graus de alerta, isso depende do tipo de ameaça. Tem o alerta fraco, médio e forte, mas não sei explicar isso com os nomes correctos e em detalhes.

Outra coisa importante a se prestar atenção nos jornais é a acção de criminosos. Em estados como Bihar a coisa é feia pois ha um grupo de Maoistas que aterrorizam por lá como se fosse uma espécie de mafia.


Em Delhi no momento estamos com mais um serial killer que atua na parte oeste da cidade e ataca somente mulheres, portanto se você for mulher é melhor não ir para o oeste de Delhi por enquanto.


Alem disso tudo, temos muitas epidemias e é bom se prevenir tomando TODAS as vacinas possíveis e imagináveis ANTES de vir para ca, principalmente a contra TB. Fique de olho nos jornais para saber em qual local esta havendo qual epidemia. E já saiba de antemão que o estado de UP cuja capital é Lucknow possui quase sempre algum tipo de problema de saúde.

Enfim, este aviso não é para te assustar, é na verdade para te ajudar a ter uma estada feliz e tranquila na Incredible Índia! :)



OM Shanti