19 de dezembro de 2007

Provoked (filme)


Namaste

O filme está nas locadoras brasileiras. Abaixo segue a sinopse:

Provoked, produção inglesa com pé na Índia, é uma história que infelizmente acontece diariamente em todo o mundo. Não é de se espantar que seja baseado numa história real. Kiranjit (a bela Aishwarya Raí) saiu da Índia para se casar com Deepak (Naveen Andrews), não demora muito para que os primeiros atritos aconteçam: é a roupa ocidental, uma dança com o amigo... Foram 10 anos numa rotina de agressões, traições, submissão e estupros. Desesperada, Kiranjit ateia fogo no marido, que acaba morrendo no hospital.

O filme começa exatamente com Deepak pegando fogo e a prisão de uma desorientada e confusa Kiranjit. As agressões vêm em flashbacks, mas não é preciso fazer esforço pra saber o que ela sofreu. Durante toda a primeira metade do filme, Kiranjit quase não tem voz, conseqüência da violência que sofreu e o trauma de ser separada dos dois filhos. Tudo piora com um injusto julgamento que a condena para o resto da vida. Paralelamente, um grupo de Defesa da Mulher acompanha o caso e decide intervir e apelar por um novo julgamento.

Ironicamente, é na prisão que Kiranjit encontra a liberdade. Ao lado da companheira de cela Verônica (Miranda Richardson), ela aprende a se impor e deixar a vergonha para trás. Em momento algum o filme absolve Kiranjit de ter matado seu marido, apenas abraça as inúmeras mulheres que sofrem com a violência de homens que juraram amor eterno. Já no final, Kiranjit diz que são as mães quem criam seus filhos, então cabe a elas ensinar o respeito às mulheres. A mãe de Deepak testemunhou os ataques do filho, mas em julgamento, desmentiu as acusações da nora.

Apesar da história forte, Provoked é um filme mediano. Assemelha-se muito aos filmes feitos para a televisão. Alguns diálogos são artificiais, há redundância em certas cenas e sempre foca os grandes olhos verdes de Aishwarya (o que não é tão ruim assim), contudo vale assistir. Seja por ser um relato inspirador, seja para nos lembrar que alguém próximo pode estar sofrendo as mesmas coisas.

Provoked: A True Story.

Direção: Jag Mundhra.

Ano: 2006.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=GnnzZ02nuAM

Colaborou: Alexandre Anan

Incredible India!

Om Shanti

2 comentários:

  1. San querida,
    Quero assistir esse filme. Beijao, Lana.

    ResponderExcluir
  2. pela sinopse do filme, trata-se de uma refilmagem de um americano que no Brasil recebeu o titulo de Cama em chamas ou ardente, ou algo parecido...Relatado tambem como historia verdadeira passada nos Estados Unidos.
    mas nao deixa de ser interessante ver a historia com pitadas indianas......

    ResponderExcluir