13 de dezembro de 2007

Juiz na Índia convoca deuses para depor

Juiz na Índia convoca deuses para depor

AMARNATH TEWARY
da BBC Brasil, em Patna

Um juiz na Índia convocou dois deuses hindus, Ram e Hanuman, para ajudar a resolver uma disputa de propriedade.
O juiz Sunil Kumar Singh, no Estado de Jharkhand, no leste do país, colocou anúncios em jornais pedindo aos deuses "que compareçam ao tribunal pessoalmente".
A convocação foi feita para a terça-feira, depois que o magistrado disse que cartas endereçadas a eles não foram respondidas.
Os envelopes voltaram pois estavam com "endereço incompleto".
Ram e Hanuman estão entre os mais populares deuses hindus.


Pequenas causas
O juiz Singh preside uma espécie de tribunal de pequenas causas na cidade de Dhanbad, criado para resolver divergências rapidamente.
A disputa que levou o juiz a convocar os deuses existe há 20 anos e é em torno da propriedade de um terreno de 1,4 acres de terra que abriga dois templos.
As divindades são adoradas nos dois templos no local.
O sacerdote Manmohan Pathak alega que o lote pertence a ele, pois teria sido dada a seu avô por um rei local, mas moradores locais dizem que os proprietários são os dois deuses.
O caso foi levado à Justiça pela primeira vez em 1987.
Há alguns anos, a disputa foi resolvida em favor dos moradores locais. Mas o sacerdote contestou o veredicto e levou o caso para o tribunal de Dhanbad.

Incredible India!

Om Shanti

Um comentário:

  1. hehehe Não sei se é cômico ou trágico! Alguma dúvida de que tais deuses NÃO irão aparecer? A mim não resta dúvida alguma. Sei que a religião de cada povo é produto de sua cultura, etnia, história dentre outros fatores. Porém comparados com o D-us judaico, os deuses hindus são apenas "deuses" com letra minúscula. Analisando o D-us de Israel,Ele nunca foi e nunca será representado em forma de imagens, sejam humanas ou animais, pois ele é espírito portanto não possui forma. Sendo o espírito dinâmico e não estático, como podem representá-lo como figuras? O D-us judaico também não é feminino, nem masculino já que ele é espírito e espírito não tem sexo. O sexo foi definido apenas como uma forma de nós, humanos, procriarmos. Ele é único e indivisível sendo esse conceito de unicidade difícil de ser compreendido pelos romanos e egipcios que adoravam a vários deuses(como os hindus) e não entendiam como um só D-us dava conta de todo o universo sendo que ele é o universo e o CRIADOR de todos os seres que respiram, por isso ele é conhecido como o D-us EU SOU. O D-us judaico também não possui um lado ruim e outro lado bom, ele é inteiramente benigno e não há nele nenhum traço de maldade. Ele jamais PROVOCA o mal (como certos deuses hindus)e sim permite que o mal ocorra com o propósito de ensinamento ou punição justa. Foi Ele quem ordenou a criação de tribunais de justiça como princípio de responsabilidade para nossas ações. Foi Ele quem estaleceu leis(mandamentos) que abordam e preenchem todas as necessidades humanas desde higiene, alimentação, relacionamentos interpessoais,sexualidade,casamentos,tzedaká(caridade)tão ignorados até hoje pelos indianos. Pergunte a algum hindu se algum dos deuses já se revelaram a eles assim como o D-us de Israel se revelou a Moisés no monte do Sinai. Moisés falou com D-us e viu a D-us face a face diante de 1.500 hebreus como testemunhas e depois desse evento D-us se manifestou diversas vezes a esse povo por várias gerações. É uma pena que o cristianismo tenha se distanciado e distorcido a Torah e a verdadeira essência judaica em prol de interesses próprios, catequizando povos á força para explorar-lhes as riquezas.
    Mas voltando ao assunto,comparando Israel hoje,um país jovem, criado em 1948 com a Índia existente a muito mais tempo. Andar pelas ruas de Israel parece estar na Europa. Há educação e saúde gratuita e de alta qualidade para todos. Eles cuidam uns dos outros, sustentam uns aos outros, tem enorme noção de coletividade. Basta ler sobre a Índia para notar a diferença! Até mesmo na época do rei Schlomo(Salomão),quando Israel atingiu seu esplendor, já era uma nação admirada por seus vizinhos idólatras e violentos(Fenícia,Babilônia,Moabi)como uma terra de um povo abençoado, do D-us vivo. Lendo sobre a Índia em seu blog, me faz lembrar do relato bíblico sobre Sodoma e Gomorra, duas cidades extremamente violentas, degradantes, fétidas povoadas por pessoas nefastas capazes dos atos mais vis possíveis. D-us ficou tão horrorizado com tudo isso que resolveu enviar dois anjos para salvar os únicos justos que haviam nas cidades(Ló e sua família). Até mesmo estes dois anjos que se materiarizaram,foram ameaçados de estupro pelos moradores da cidades! D-us vendo que não havia mais esperança para esse povo, permitiu que as duas cidade fossem destruída a fogo! Resumindo: A Índia me parece que atingiu esse ponto. Toda a podridão que ocorre no ocidente parece ocorrer na Índia em uma escala infinitamente maior. E tantas atrocidades já se tornaram rotina que ninguém mais se surpreende!

    ResponderExcluir