4 de janeiro de 2008

Despedida da Liz


Namaskar

Segue abaixo a despedida da Liz para voce leitor do Indiagestão.

Incredible India!

Om Shanti

Amiga amada e keridos leitores do Indiagestão

Eh doloroso escrever um “ultimo” testemunho, tanto que ainda não tive coragem de encerrar meu amado blog (WWW.liznaindia.blogspot.com).

Ainda tenho tantas historias p contar, tantas fotos p mostrar, que não quero ainda, me despedir de tds meus amigos e parceiros que conquistei nesse um ano e meio em que vivemos na India.

Apesar de todas as experiências (boas e ruins), descobertas inacreditáveis, e lugares sensacionais que conhecemos; nossa decisão de vir embora, para mts repentina, foi sim, estudada e mt analisada, visto que sabemos perfeitamente da crise em que vivemos aqui no Brasil, na área calçadista em que trabalhamos.

Mas nada eh mais importante para nos, do que nossa saúde mental e física.

E isso a Índia estava nos tirando.

Vivemos no sul da Índia, Chennai, por exatos 1 ano, 6 meses e dois dias.

Foram mts descobertas, mts surpresas, sorrisos e lagrimas.

Pra começar eh dificílimo largar nosso pais maravilhoso p ir morar num pais que parece que foi bombardeado.

Um pais quente, barulhento, desorganizado, sujo, machista, e hipócrita.

Apesar de termos nos preparado mt bem, para enfrentar tds essas excentricidades, a experiência foi dolorosa.

Eh difícil ver crianças carentes, desnutridas, queimadas, abandonadas, pedindo esmola a td esquina.

Eh mt difícil ver barracos transformados em casas em tds os lugares. Ver o povo beber água e tomar banho no mesmo balde.

Eh difícil acostumar com um povo que não tem ambição, e assim não querer lutar, não querer progredir.

Eh mt difícil ver td esse sofrimento e ser impotente diante disso tudo.

Tudo isso claro, me lembra o nosso pais, que tbm sofre de todas essas adversidades; mas não esqueça que na India vc multiplica isso por mil.

A Índia eh um pais pobre, de corpo e de alma.

De corpo pq a Índia eh feia externamente, suas cidades são esculhambadas, com sujeira p tds os lados, com um transito enlouquecido e ensurdecedor.

De alma, pq o povo eh triste, um povo sem sonhos, sem ambição.

Não digo que os indianos não são inteligentes, mas digo que so fazem o que acham extremamente necessário, ou conveniente a eles.

Digo também que são extremamente orgulhosos, teimosos, e alguns deles ate arrogantes.

Machistas então?! Demais!!!!

Mas em compensação, as mulheres são dóceis, frágeis, humanas, porem ignorantes e ignoradas.

Tentamos ao maximo estender nossa estadia por la; mas infelizmente nossas forcas foram em vão.

Lutamos, brigamos e acabamos sendo derrotados por um povo que mata qualquer um de cansaço.

Eh desgastante vc pedir trocentas vezes a mesma coisa, e depois de cansar de pedir, vc ter que ir la vc mesmo fazer, pq senão a coisa não acontece, ou se acontece, sai mau feita.

As tarefas mais complicadas, a gente já nem sonhava em delegar, pois certamente seria deixada de lado ou simplesmente ignorada.

Foi difícil nossa decisão, pois apesar de todas essas coisas ruins, a gente pega um afeto pelo lugar onde se tornou nosso lar por um ano e meio.

Sofremos tbm por deixar nossos amigos...

Neste tempo conhecemos lugares maravilhosos, pessoas incríveis, que certamente vamos levar no coração eternamente.

As lembranças ficarão gravadas p sempre em nossa memória e coração, e as fotos, em nossa casa, para relembrar um tempo que nem era tão ruim assim...

...saudades?! acho que já estou sentindo alguma sim...hehehehe

Mas infelizmente, não quero mais voltar a trabalhar na India.

Queremos agora, desbravar outros horizontes.

Mas nunca esqueceremos que as coisas mais difíceis tbm são as mais valorizadas.

Obrigado a tds os amigos brasileiros e indianos que conquistamos nesse período.

Obrigado a Deus, por nos proporcionar essa experiência de vida única.

E obrigada amada Sandra, por esse blog maravilhoso e único, que proporciona ao mundo conhecer um pouquinho da Índia através dos teus olhos, e dos olhos de teus amigos.

Um beijo no coração

Liz Lima :)

http://liznaindia.blogspot.com/

9 comentários:

  1. Que pena mesmo... A Liz tinha acabado de retornar à India com tantas expectativas positivas apesar de todas as adversidades e infelizmente todas essas expectativas se desfizeram sem nenhuma esperança.
    Enfim, Liz e Edson ganharam uma incrível experiência.
    Agora só teremos a Sandra que nos liga a Incredible India, a qual desejamos muita harmonia, paz e amor junto ao seu esposo e que continue a ser esse canal tão importante para nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu testemunho Liz sobre a India , principalemente de saber como é trabalhar na India .

    Que tudo corra bem .

    bjs

    Sónia de portugal

    ResponderExcluir
  3. MIga amada
    Apareca no meu blog e veja o recadinho q deixei p vc!!
    bjkas no coracao

    ResponderExcluir
  4. Obrigada de coracao a Sonia e a kerida Cleo que ja nos acompanha a algum tempo.

    Fiquem com Deus!!
    Bjaks

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte para a Liz e o Edson nesse novo ciclo!!

    ResponderExcluir
  6. "Olá Sandrinha:

    Bem mais um testemunho de alguém no qual consigo encontrar muito de comum com quase todos os depoimentos anteriores ou com muito do que ouvi de pessoas que foram para a Índia com algumas expectativas. Por isso, não fico surpreendida!Álias supreendida fiquei eu por a Liz e Edson tentarem uma nova experiência num mundo que por muito nós tentemos não nos consigos integrar e não é "nosso". Pena fico de ambos pois investiram tempo, energia e dinheiro nesta experiência....se bem que na minha humilde opinião ganharam mais do que perderam!Quem realmente fica sempre a perder é a Índia e os indianos, pois perdem sempre a oportunidade de poderem de alguma forma melhorar em todos os sentidos sem que com isso percam a sua própria identidade, a isso chama-se arrogância como a Liz mencionou e bem no seu depoimento e desculpem mas muita burrice!!!!!!!!!Sem querer ferir suspectibilidades o depoimento da Liz foi dos que mais conseguiu descrever a relidade indiana sem a adulterar mas ao mesmo tempo sem a ofender, é o que eu chamo de imparcialidade!!!!!!!Liz parabéns por isso pois nem todos tem a capacidade de o fazer e de certeza que ainda ouvirás e lererás que a realidade que descrevemos é exagerada e que os inianos não são como os descrevemos. Sinto muito isso de pessoas que sonham em ir à Índia por motivos pessois, de pessoas que querem ir à Índia por motivos profissionais e ainda de pessoas meus amigos com quem lido no dia a dia. E sabem porque è que isso acontece????Uma coisa é vermos e lermos e ouvirmos a realidade adulterada quando transmitida por pessoas que não conseguem ser imparciais, outro coisa diferente é a realidade, é tentar sobreviver num mundo que não deveria existir (quando menciono isto refiro-me a comportamentos e não a pessoas)!!!!!!Não sei se repararam que a Liz descreveu muits coisa má que por lá existe mas não deixou de mencionar coisas boas sobre os indianos, nomeanadmente "nos amigos indianos" e na "na doçura e meiguice da mulheres"!!!!!!

    Resta-me desejar boa sorte a ambos e espero sinceramente que a vossa próxima aventura, no Brasil ou não, corra muito mlhor que a indiana!

    Parabéns pela imparcialidade e a descrição verdadeira da realidade indiana sem adulteração dos factos!

    Joka grande, P."

    ResponderExcluir
  7. Liz...na realidade...to com inveja de vc...vc conseguiu ir embora...eu ainda estou aki...nesse inferno particular como eu costumo chamar...


    inveja e feliz...espero que vc nao tenha sofrido 1/4 do que ja fiz :'(


    bjo querida...seja feliz

    ResponderExcluir
  8. obrigada ao Joka e ao Joshi pela forca ai!!
    abracos

    ResponderExcluir
  9. Namastê!

    Olá Sandra, como vc está?

    Foi muito importante para mim ter encontrado você. Pois só assim , eu tive um pouco mais de acesso a cultura dos indianos. E que cultura hein?? Só Deus mesmo.

    Tenho 29 anos, estou participando da sua comunidade do Indiagestao.
    Moro na Capital de São Paulo. Formada em Letras.

    Vendo vc falar da India, eu percebo o quanto a gente não sabe o que existe ainda neste mundo. É realmente de assustar. A gente é feliz e não sabe. Como pode existir ainda em pleno século XXI, pessoas com esta mentalidade, agora me fale, o que eles aprendem na escola? Se é que podemos chamar isso de Educação. Eu acho que esse povo da India é uma espécie da evolução do ser humano que não conseguiu evoluir, parou, não vai pra frente, eu acho que é uma coisa genética deles, até pelo fato de eles não querer misturar com outras etnias, acabando nisso aí, vc me entende? O próprio DNA deles não evolui, sempre continua na mesma.

    Encontrei um site há 4 meses, de casamento (Qiran.com), conheçe? é um site para casamento de muçulmanos. Me cadastrei e conheci um indianos que mora atualmente em Dubai. A familia esta agora preocupada em casar o irmao dele, alias, só falta o irmao dele e ele para casar, o restante ja casou. A familia esta procurando uma moça para o irmao dele, eu até vi a foto dela, mas eles dizem que ela tem a pele um pouco escura.
    No site, foi ele quem me encontrou, ele viu a minha foto, me escreveu imediatamente, e até hoje, ele é firme no propósito de casar comigo. falamos quase todos os dias e detalhe, eu não falo Inglês, estou aprendendo agora. Imagina quando eu falo com ele pelo telefone, é muito egraçado... Mas é dificil a nossa comunicação, mas o que eu sinto por ele é muito bom e todos os dias ele fala que me ama. Realmente o amor é a língua universal, a liguagem do amor fala tudo...

    O pior mesmo é o choque cultural, nao entra na minha cabeça certas atitudes dele, o fato da familia dele nao saber da minha existencia, ele me disse que falou de mim, mas eu acho que não, porque nestes dias ele foi para a India na casa do pai, e lá ele morria de medo que alguém visse ele conversando comigo na Internet ou no telefone, somente a cunhada dele sabia, eu até a vi pela webcam. Ele tem medo de assumir um relacionamento perante a família com uma ocidental brasileira.

    As vezes eu acho ele meio ignorante, por que ele acha que esta certo em tudo, e eu meto a boca mesmo, não tenho medo de falar o que eu penso. Ele fala que eu deixo ele nervoso, indeciso e perturbado, por esse meu jeito de falar o que penso. Eu sei que para a cultura dele isso não é nada bom em uma mulher, mas eu sou assim e não vou me anular, porque na minha concepção se eu aceito o jeito dele, por que ele não pode aceitar o meu?

    Desculpe o meu desabafo, mas eu precisava falar isso para vc, até mesmo porque vc conhece pelo menos um pouco a cabeça desse povo e pode me dar algumas sugestões, se for possivel. Eu agredaceria muito voce por isso.
    E também peço desculpas em tomar o seu tempo com este longo relato, agradeço muito a atenção e meus parabéns por esse seu grande trabalho e por essa sua coragem e determinação em transmitir para nós aqui do Brasil, como é a verdadeira India. Isto não é para qualquer não.

    Que Deus possa estar sempre na frente desse seu trabalho e da sua vida, sempre te guardando, ajudando e abençoando a todos os seus familiares.
    Um grande abraço
    Fique com Deus.

    Atenciosamente,

    H.

    ResponderExcluir