13 de fevereiro de 2008

Experiências da Katarina na Índia – Parte 2


Namaskar

Repassando mais um depoimento da Katarina....

Sempre que puder virei compartilhar com vocês um pouco de minhas vivências por aqui...

Já' estive em duas cidades, Mumbai e Delhi... cidades grandes, com monumentos e arquitetura muito bonitos... porém me atraem pouco por serem grandes centros metropolitanos. .. No entanto, a diversidade de cores, formas e rituais na Índia e' tão intensa que e' impossível não ficar "atônita" com tanto movimento e encantada com tamanha beleza e peculiaridade cultural.

No momento encontro-me em Rishikesh, uma pequena cidade 'a beira do rio Ganges. Desde que cheguei a Rishikesh 2 dias atrás, sinto como se a viagem estivesse finalmente preenchendo minhas expectativas, pois minha maior motivação em conhecer a Índia e Nepal e' de cunho espiritual, filosófico e artístico.

Rishikesh e' referência na Índia por abrigar inúmeros ashrams (centros de yoga e meditação) e templos. As pessoas são extremamente gentis aqui, algo que realmente nos toca profundamente e impressiona. Confesso que não tive nenhuma experiência "transcendental", mesmo após participar de algumas palestras com Gurus, mas me sinto "transformada" por presenciar o que achava ser algo difícil de acontecer na pratica: o constante servir aos outros. Isso realmente e' uma realidade em Rishikesh e algo extremamente belo de se ver.

Para que possam compreender um pouco o que acontece aqui em Rishikesh, podem imaginar uma realidade na qual uma atmosfera espiritual se mostra presente sempre, sendo uma constante no dia-a-dia das pessoas. Isso e' fascinante. Um exemplo concreto desta realidade e' o fato de que as pessoas realmente fazem o possível para satisfazer as demandas e desejos dos outros, como se em sua própria felicidade estivesse inserida a felicidade do outro.

Outro dia comentei ao recepcionista do hotel que tinha achado muito bonita uma manta exposta na recepção, como enfeite, e qual foi minha surpresa escutar ele perguntando se eu gostaria que ele a embrulhasse para mim! Ainda estou curiosa quanto ao que vou perceber da realidade do Nepal, porém isso fica para os "próximos capítulos" (risos...).

Katarina

Foto: Rio Ganga (Ganges) tirada pela Katarina