12 de fevereiro de 2008

Sobre a II Mostra de Filmes de Bollywood em São Paulo


Namaskar

No dia 8 de fevereiro (sexta-feira passada) coloquei no blog uma chamada para a II Mostra de Filmes de Bollywood em São Paulo.

Minha xará Sandra foi assistir alguns filmes e fez a gentileza de escrever suas impressões sobre o evento. Segue abaixo:

“Profª Sandra,
Veja as minhas impressões sobre a II Mostra de Filmes de Bollywood aqui em São Paulo.

Sábado. E lá vou eu para II Mostra de Filmes de Bollywood. Entusiasmada, cheguei cedo. Pensava cá comigo, lá encontrarei pessoas expert em filmes indianos. Indicariam filmes, falariam dos seus ídolos etc. Decepção. Não foi bem assim, as pessoas que abordava (sim! sim! meu entusiasmo era tamanho que abordei várias pessoas) conheciam menos que eu.
Na sala de cinema, cento e tantas pessoas sentavam confortavelmente nas poltronas. Sentei na última fileira. Pontualmente começou o filme Dilwale Dulhania Le Jayenge. Tudo bem, apesar da longa duração e uma legenda em português de arrepiar os cabelos.

Em seguida, passou um documentário muito bom sobre Bollywood, pena que curtinho.
Mais uma pequena pausa, e, finalmente o meu queridinho filme KRRISH.

Começa o filme. A platéia quieta. Na primeira lágrima derramada pelo ator. Risos. Na primeiro passo de dança. Mais risos. Os homens eram os que mais riam. Final do filme, os atores se debulhando em lágrimas e eu com a impressão que parte da platéia estava assistindo uma comédia. Coitadinho do meu queridinho Hrithik Roshan. Fui ao banheiro e lá encontrei uma rodinha de meia dúzia de mulheres. Interpelei: Gostaram do filme? Um coro se formou: A D O R E I. E O ATOR ENTÃO. LINDO! Fiquei feliz.

Lição do dia: só indique o filme KRRISH para mulheres. (pelo menos aqui no ocidente)
Domingo. Oito horas da noite. Começa o filme Chak De! Índia. A platéia um pouco menos numerosa. E eu na penúltima fileira atenta a reação das pessoas e no filme. Clima totalmente diferente do dia anterior. Senti que as pessoas se emocionavam, torciam. No jogo da seleção de hóquei contra as argentinas então... No meio do filme a minha direita ouvia soluços de choro. Final do filme. Unanimidade. todos acharam o filme lindo!

Lição do dia: indique o filme CHAK DE! ÍNDIA prá todo mundo.
Durante esta semana assistirei Jhoom Barabar Jhoom e Laaga Chunari Mein Daag - Journey of a woman.
Até mais,
Sandra.”