12 de fevereiro de 2008

Sobre a II Mostra de Filmes de Bollywood em São Paulo


Namaskar

No dia 8 de fevereiro (sexta-feira passada) coloquei no blog uma chamada para a II Mostra de Filmes de Bollywood em São Paulo.

Minha xará Sandra foi assistir alguns filmes e fez a gentileza de escrever suas impressões sobre o evento. Segue abaixo:

“Profª Sandra,
Veja as minhas impressões sobre a II Mostra de Filmes de Bollywood aqui em São Paulo.

Sábado. E lá vou eu para II Mostra de Filmes de Bollywood. Entusiasmada, cheguei cedo. Pensava cá comigo, lá encontrarei pessoas expert em filmes indianos. Indicariam filmes, falariam dos seus ídolos etc. Decepção. Não foi bem assim, as pessoas que abordava (sim! sim! meu entusiasmo era tamanho que abordei várias pessoas) conheciam menos que eu.
Na sala de cinema, cento e tantas pessoas sentavam confortavelmente nas poltronas. Sentei na última fileira. Pontualmente começou o filme Dilwale Dulhania Le Jayenge. Tudo bem, apesar da longa duração e uma legenda em português de arrepiar os cabelos.

Em seguida, passou um documentário muito bom sobre Bollywood, pena que curtinho.
Mais uma pequena pausa, e, finalmente o meu queridinho filme KRRISH.

Começa o filme. A platéia quieta. Na primeira lágrima derramada pelo ator. Risos. Na primeiro passo de dança. Mais risos. Os homens eram os que mais riam. Final do filme, os atores se debulhando em lágrimas e eu com a impressão que parte da platéia estava assistindo uma comédia. Coitadinho do meu queridinho Hrithik Roshan. Fui ao banheiro e lá encontrei uma rodinha de meia dúzia de mulheres. Interpelei: Gostaram do filme? Um coro se formou: A D O R E I. E O ATOR ENTÃO. LINDO! Fiquei feliz.

Lição do dia: só indique o filme KRRISH para mulheres. (pelo menos aqui no ocidente)
Domingo. Oito horas da noite. Começa o filme Chak De! Índia. A platéia um pouco menos numerosa. E eu na penúltima fileira atenta a reação das pessoas e no filme. Clima totalmente diferente do dia anterior. Senti que as pessoas se emocionavam, torciam. No jogo da seleção de hóquei contra as argentinas então... No meio do filme a minha direita ouvia soluços de choro. Final do filme. Unanimidade. todos acharam o filme lindo!

Lição do dia: indique o filme CHAK DE! ÍNDIA prá todo mundo.
Durante esta semana assistirei Jhoom Barabar Jhoom e Laaga Chunari Mein Daag - Journey of a woman.
Até mais,
Sandra.”

4 comentários:

  1. Namaste
    Queridas Sandra"s"...

    Vocês naum imaginam o quanto eu as invejo..(providenciem pimenta, muuita pimenta), no bom sentido.
    Adoro o cinema indiano, mas infelizmente acho que em Amparo,interior de SP, onde moro sou a única...
    É muito difícil encontrar filmes desse gênero por aqui, até agora assisti somente a dois filmes e fiz isso sozinha, devido a falta de público (na verdade meus convites pra partilhar desses raros momentos foram instantaneamente recusados)
    Consegui esse feito apenas por serem filmes da Mira Nair, portanto, um pouco mais conhecidos.
    A mostra de filmes de Bollywood vai ficar apenas em meus sonhos...
    Queria muito ver ao menos um filme, meu escolhido seria "Laaga Chunari Mein Daag - Journey of a Woman".
    Onde encontro em DVD os filmes de Bollywood?
    Vou ficar aguardando os próximos comentários da Sandra, o que não vai ser fácil!
    Abraços, paz e luz a vocês.

    PS.: Cheirinhos no Tigu, Benazir e demais felinos.

    ResponderExcluir
  2. Namaskar
    Olá Sandra

    Primeiramente gostaria de dizer que quanto mais eu leio sobre a (verdadeira) Índia aqui no blog, mais me instiga conhecer esse país com tantos contrastes, um dia quem sabe terei essa oportunidade.
    Segundo gostaria de comentar sobre a Mostra de Filmes de Bollywood. O mais engraçado é que tive a mesma impressão sobre os fime que sua xará Sandra, assisti apenas ao documentário O Corpo de Bollywood, Chak De!Índia,(gostei muito do roteiro e da fotografia) e Dilwale Dulhania Le Jayenge. Para a produção dos filmes não é utilizado nenhum cenário especial ou efeitos a torto e a direita, o que faz com que o filme passe mais naturalidade e veracidade.
    Eu também buscava alguém que me falasse mais sobre a Índia, pelo menos um pouco mais e enquanto estava aguardando na fila do banheiro, perguntei a uma mulher (que vestia algo como um sari e usava um terceiro olho) se por acaso ela era indiana e para minha decepção ela infelizmente não era...hahahahaha
    Gostaria de tirar uma dúvida, os tecidos para se fazer um sari custam em média quanto na Índia?
    Bom é isso, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti esse filme em novembro na Tv indiana,mas como estava em hindi nw entendi nada....
    Mas, sempre baixo filmes pelo torrent,,o que mais me fez chorar foi o Vivah..
    Sempre estou aqui lendo..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. olha eu adoro cinema indiano mas infelismente moro na bahia e aqui é muito dificil ter acesso a esses filmes, até hoje só consegui assistir devdas com legenda em ingles(muito dificil)!alguem saberia onde posso achar legenda para devdas e chak de! em portugues ??

    ResponderExcluir