19 de julho de 2008

Musica Indiana em Portugal

Namaskar

Asha Boshle em Portugal!

«UM RETRATO SONORO DO MUNDO»

O maior evento na área da «word music» realizado em Portugal, o Festival Músicas do Mundo (FMM) comemora, este ano, o seu 10.º aniversário.

Ao todo, durante 10 dias (17 a 26 de Julho) são quarenta espectáculos e iniciativas paralelas repartidos por quatro palcos montados na aldeia de Porto Covo (junto ao Porto de Pesca) e na cidade de Sines (Centro de Artes de Sines - CAS, Avenida Vasco da Gama e Castelo). Em relação a 2007, as principais novidades são o reforço do programa no Centro de Artes, passando a haver também concertos nocturnos na zona exterior, e a inclusão de um segundo concerto na madrugada de música junto à praia, na Avenida Vasco da Gama
Este ano estarão representados os continentes africano e asiático, além das música que se faz no Médio Oriente, na Europa e na América.


De Portugal marcam presença A Naifa, os Dead Combo, Danae, Mandrágora e o quarteto de concertinas Danças Ocultas, todos eles com projectos discográficos novos para revelar ao vivo no festival.

Da Ásia chegarão também a cantora indiana Asha Bhosle e o paquistanês Asif Ali Khan.
Sines prestará ainda homenagem ao músico Andy Palacio, falecido no início deste ano, e contará com Nortec Collective (México), a música nordestina dos brasileiros Siba e a Fuloresta e o acordeão reinventado do finlandês Kimmo Pohjonen no projecto KNU.

De Israel virão o acordeonista Koby Israelite e o grupo Boom Pam, que encerra o FMM.
Desde 1999, o Festival Músicas do Mundo de Sines já acolheu mais de 120 concertos, vistos por cerca de 240 mil espectadores.

Edição Nº1806
http://www.avante.pt - Jornal «Avante!»

Colaborou: Sonia Santos de Portugal

Om Shanti