18 de julho de 2008

O SIMBOLO DA CRUZ

Namaskar

Celebrando o sagrado dia de Gurupurnima, segue abaixo um dos ensinamentos de meu amado guru, Paramahansa Yogananda.

"Antes de mais nada, eh essencial distinguirmos entre a verdadeira religião e a superstição religiosa.

Por toda parte vemos que a religião verdadeira desviou-se em maior ou menor grau das praticas religiosas reais.

Toda cerimonia simbólica representa determinados princípios religiosos; mas a pratica dos ritos religiosos, sem levarmos em consideração as razoes pelas quais existem, conduz a idolatria. Por exemplo, se adoras uma cruz e lhe das polimento diariamente, esquecendo a razão pela qual a cruz existe, isto eh idolatria. Mas se você carrega uma cruz que te recorda o sofrimento de Jesus, e que ele disse aos seus perseguidores estando na cruz: "Pai, perdoa-os porque não sabem o que fazem", estarás então venerando o símbolo de maneira correta.

A cruz simboliza o ser humano, que eh uma combinação de dualidade, semelhante a consciência que divide o Infinito e o finito.

A parte horizontal representa o mundo finito ou natureza e a parte vertical representa o Infinito; quando as duas partes se cruzam, simbolizam a unificação da natureza e do Espi­rito.

Somos o produto do Infinito e do finito. A cruz tornou-se conhecida porque Jesus Cristo foi crucificado nela; mas, para os cristãos eh o símbolo do triunfo de Jesus sobre a morte. Porem a cruz, em realidade, simboliza a combinação do finito com o Infinito."

Por: Paramahansa Yogananda

Jai amado Guru!

Om Shanti