6 de agosto de 2008

Formiga Indiana


Namaskar

Se voce foi a escola e aprendeu que ha 4 estacoes do ano, primavera, verao, outono e inverno, eh porque voce nunca estve na India. Aqui temos 5 estacoes - as moncoes!

Agora aqui na India estamos na epoca das chuvas de moncoes, ou seja, viajar nos meses de julho e agosto pela India eh como ir para o Amazonas - so tem agua, agua de chuva! Portanto NUNCA planeje sua tao sonhada viagem a India neste 2 meses (julho e agosto), amenos que voce adore carregar guarda-chuva, vestir capa de chuva e galochas ou ficar molhada (de chuva).

As paredes das casa ficam com umidade, tudo cheira a mofo e as roupas nao secam bem e se for roupa grossa tipo calca jeans ou toalha de banho, voce ja sabe, fica com aquele cheirinho de leite azedo, eca!

Quem usa sapatos e tenis molhados o dia todo acaba desenvolvendo a famosa Frieira (micose entre os dedos dos pes).

Aqui na India existe tambem a conhecidissima micose de virilha; bem onde a perna se conecta no tronco. A dobrinha da virilha eh ideal para as bacterias que gostam e um local quente e umido.

No entanto NAO eh sobre a moncao que quero escrever hoje, esta foi tao somente uma longa introducao a postagem do dia - Formiga Indiana.

Juntamente com a detestavel chuva de moncao temos as irritantes formigas indianas. Eh justamente nesta epoca umida do ano que estes monstros negros entram casa a dentro VOANDO.


Voce que eh do interior talvez ja soubesse disso, mas eu que nasci e cresci na cidade grande nunca soube que formiga voava!!

A formiga indiana eh gigantesca e termos de tamanho e tem cerca de uns 2 centimetros ou mais de comprimento. Sao totalmente "parrudas" num pais de populcao franzina e baixinha, eh um contraste interessante.

Apos entrarem voando pela janela, elas comecam a se debater e perdem as asas. Nos moveis, mesa, pia etc voce encontra aquelas asas transparentes de formiga; mas isso nao eh nada, ha que se cuidar para que nao entrem onde nao deve.

Estava eu cozinhando lentilha, quando uma formiga voadora indiana cometeu suicidio voando diretamente para dentro do meu daal fervente. Resultado, jogo o daal fora e decido fazer raita. Mal abro a tampa metalica do iogurte e....... mais uma formiga mergulha no pote e comeca a nadar la dentro.


Isso eh absolutamente quase todos os dias, nao sao de modo algum casos aleatorios. Acabei tendo que comprar as conhecidas "tampas de rede" indianas que previnem nao so que as formigas como tambem que outros insetos como baratas, caiam dentro do alimento que estamos cozinhando.

O caso da barata que caiu na minha sopa de legumes, conto numa outra oportunidade, hoje o dia eh dedicado as formigonas indianas.

Incredible India!

Om Shanti

4 comentários:

  1. Oi!!!
    Sinistra esta situação das formigas...
    Já tive experiência com essas formigas, mas foram raras as vezes... Apareciam quando já começava a anoitecer e se multiplicavam com uma velocidade incrível, eu ficava agoniada, desesperada...
    Eu fico imaginando se fosse diariamente com aí, eu ia enlouquecer!!! Cruzes!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    Existe muito numa certa época do ano aqui no nordeste do Brasil,as tanajuras...formigas de asas e que por sinal é uma iguaria muito apreciada...vc deveria ter deixado suas lentilhas mais saborosa!
    As tanajuras tem uma bunda grande e é justamente a "boinha" grande que se torra e faz uma farofa com a gordura que solta das mesmas ou degusta as bolinhas torradas com uma cervejinha. Bom apetite!!!
    Alipio

    ResponderExcluir
  3. Sandra,
    Existe muito numa certa época do ano aqui no nordeste do Brasil,as tanajuras...formigas de asas e que por sinal é uma iguaria muito apreciada...vc deveria ter deixado suas lentilhas mais saborosa!
    As tanajuras tem uma bunda grande e é justamente a "bolinha" grande que se torra e faz uma farofa com a gordura que solta das mesmas ou degusta as bolinhas torradas com uma cervejinha. Bom apetite!!!
    Alipio

    ResponderExcluir
  4. Olá sandrinha,

    Bem eu não tive aí nas épocas das monções mas senti bem na pele as formigas indianas...tive um encontro de terceiro grau com as formigas indianas não sei se são as mesmas de agora mas vou dizer-te apetecia-me fazer sei lá o quê fiquei sem a comida que tinha na cozinha por causa das nossas "amigas francesas" (sabes do que falo) e estava a ver que não me conseguia livrar delas!!!!

    E quando elas aparecem é díficil faze-las desaparecer principalmente num país como a índia que tem do om e do melhor para este insectos e claro não tem "Mafu" (insecticida.

    Joka grande, P.

    ResponderExcluir