29 de setembro de 2008

Bala ou Bomba?

Namaskar

Algumas pessoas me escreveram sobre o problema de Balas Perdidas no Brasil e em especial no Rio de Janeiro.

Isto me fez lembrar que em 2004, minha amiga Marcia, casada com um indiano, me disse que preferia morrer de bala perdida do que de bomba perdida. Ela voltou para o Brasil e ate hoje nunca mais veio para a India.

Ate agora aqui na India, neste ano de 2008, (ainda faltam mais 3 meses para acabar o ano), 152 pessoas morreram em ataques terroristas (Delhi, Bangalore, Jaipur e Amehabad) e 473 ficaram feridas.

Eu estou ha muitos anos afastada do Brasil e nao tenho ideia de quantas pessoas morrem ai por ano de 'bala perdida' e de quantas ficam feridas. Se voce tiver os dados para este ano de 2008, creio que seria interessante comparar.

Incredible India!

Om Shanti


8 comentários:

  1. Sandroca, só no estado do Rio de Janeiro parece que os números são altos de atingidos, embora as vítimas fatais sejam bem menos... veja essa reportagem desta semana:
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/09/26/ult5772u896.jhtm

    De qualquer maneira, as ocorrências de bala perdida no Brasil são mesmo mais concentradas no estado carioca.

    Om Shanti

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Os ataques terroristas aqui na Índia são, claro, terríveis mas ainda nem se comparam a violência em outros países em termos absolutos e, principalmente, estatísticos.

    No caso da bala perdida, só na região metropolitana do Rio (bem menor que Delhi) estima-se que 170 pessoas foram atingidas em 2007. Só que o número pode ser bem maior já que não existe estatística oficial para tal. (http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1429064-4005-624380-0-21012007,00.html)

    Agora, se contarmos as estatísticas de assassinato como um todo, 46.660 é o número no Brasil em 2006 e 32.719 é o número Indiano. Se dividirmos isto pelo total da população, temos aprox. 0,2333 assassinatos para cada 1000 habitantes no Brasil e ínfimos 0,02 assassinatos para cada 1000 habitantes na Índia. Mesmo se duplicarmos o número Indiano (reconhecidamente subestimado dada a corrupção da polícia), o número por 1000 habitantes continua muito menor.

    Apesar de todo alarde que você faz aqui no blog, a Índia ainda é um país muito mais seguro que muitos outros na América Latina, África e Ásia. Tem os seus problemas, claro, e cautela é sempre bem vinda.

    Mais sobre os números brasileiros aqui: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/01/29/mapa_da_violencia_dos_municipios_brasileiros_mostra_queda_dos_assassinatos_desde_2004-335333020.asp e sobre os indianos aqui: http://news.bbc.co.uk/2/hi/south_asia/7430654.stm

    ResponderExcluir
  3. Sabe Sandra
    Estava a pensar exactamente nisso, sobre o tipo de violência que existe no Brasil e tb em Portugal, pricipalmente nos grandes meios urbanos e o tipo de violêcia que existe nas metrópeles indianas.

    Sónia de Portugal

    ResponderExcluir
  4. http://www.40graus.com/NOTICIAS/noticia_texto.asp?pagina=13&idNoticia=185708&idCategoria=4&titulo=


    uma reportagem falando sobre a estatisca da bala perdida.

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que o Rio estava péssimo, mas não tão péssimo assim... Vou começar a estudar Hindi, rs.

    ResponderExcluir
  6. O brasil , RIO, melhor dizendo está um caos, mas creio que não devemos comparar, pois a origem da violencia é completamente diferente. Enquanto no Brasil o motivo é corrupção e trafico, na India é "cultura" e religião.

    Ana

    ResponderExcluir
  7. San querida, Infelizmente o meu Rio tao alegre, feliz e de bem com a vida ja era...Guerra entre os traficantes de drogas, policia corrupta e tal...Na zona sul a coisa nao eh tao feia assim, tenho muitos amigos que moram la e sei o que estou escrevendo. Agora Terrorismo é um método que consiste no uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida através de um ataque a um governo ou à população que o legitimou, de modo que os estragos psicológicos ultrapassem largamente o círculo das vítimas para incluir o resto do território. VEJA FOTOS E TIRE A SUA CONCLUSAO...PEACE ON EARTH OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, eu não prefiro morrer nem de bala nem de bomba, nem de qualquer outra forma trágica, mas quem sou eu para decidir isso...

    A respeito da comparação, seria mais interessante se fizéssemos um quadro que abrangisse a violência dum modo geral, como quantas mortes para cada mil pessoas. Além do que, acredito eu, que as balas perdidas na Índia não sejam tão comuns como aqui no Brasil, assim como o caso das bombas para o território indiano.

    ResponderExcluir