23 de setembro de 2008

Cama de Madeira & Colchao de Coco

Namaskar


No dia 19 de Setembro de 2008 coloquei uma pequena postagem sobre as camas de corda que temos aqui na India e acabei esquecendo de mencionar as camas de madeira.



http://indiagestao.blogspot.com/2008/09/cama-de-corda.html






A portuguesa Orquidea Simoes que esteve aqui na India, fez a gentileza de nos enviar sua foto em uma cama de madeira.


Observe que ha uma esteira enrolada atras da Orquidea. Os indianos tanto colocam a esteira sobre a cama de madeira na hora de dormir, como diretamente no chao. A cama de corda NAO requer esteira.


Eu nunca tive de dormir em esteira no chao, cama de corda ou cama de madeira. Como uma verdadeira privilegiada, sempre dormi em cama com colchao de fibra de coco.





Sabe aqueles "cabelos" marrons que ficam grudados junto a casca do coco??? Aquilo la os indianos arrancam e usam para rechear os colchoes. Um verdadeiro luxo num pais pobre.


Desde 1999 ate fevereiro deste ano (2008) eu dormi em colchoes de coco, tanto em Kolkata como aqui em Delhi.



No inicio tudo bem, sem problemas, mas depois de 2 anos o colchao comeca a encarocar criando diversos "morros" como no famoso "dominio dos mares de morros" da geomorfologia. Em outras palavras, fica todo encarocado! Doi as costas e o corpo todo e voce acorda moida no dia seguinte.


Mas este nao eh o unico inconveniente do colchao de fibra de coco. Com o passar do tempo, o colchao comeca a te pinicar!!!!!!





As fibras do coco comecam a sair pelo tecido do colchao e a te picar. Eu ficava horas puxando e arrancando as fibras do coco antes de poder deitar. Isso me fazia lembrar de que quando eu era crianca e ia dormir na casa da minha bisavoh em Guarulhos, o mesmo acontecia com o travesseiro de pena. Eu ficava puxando as penas que saiam pelo tecido do travesseiro.


Agora vamos ver quanto tempo vai levar para eu ter que puxar as molas do colchao de molas HEHEHEHEHEHEHEHE :)

Incredible India!


Om Shanti

9 comentários:

  1. Olá Sandrinha,

    Verdade tudo verdade o que dizes. Não me congo imaginar a dormir nessas camas feitas ó de madeira. Bem quanto aos colchões é engraçadissímo porque nos primeiros tempos pensei que a minha cama tinha pulgas!!!!Isto porque dizia que a cama me picava...até que um dia cheia daquilo, resolvi ver o que estava por baixo do pano do colchão e para surpresa minha vi que era de uma fibramuito diferente do que estou habituada a ver...até qu tu mes disseste que era de coco. Verdade são confortáveis durante uns tempos mas depois tornam-se duros e descolfortáveis pois as fibras começam a sair e picam o corpo todo!!!!Ainal não eram pulgas ih ih ih!!!!

    Assim, já sabem...cama indiana pica e de que maneira ;D

    Joka grande, P.!!!

    ResponderExcluir
  2. A fibra de coco é ecologicamente correta, mas penso que falta um pouco de aprimoramento nas técnicas de fabricação dos colchões, para que não deforme ou rasgue o tecido.
    Muito legal saber sobre isso.
    Amei.
    Vc já morou Guarulhos? Eu moro aqui atualmente.
    Um bjo e pax!

    ResponderExcluir
  3. KKK, Sandra, fez-me rir muito com a do colchão de molas, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra,

    Gostaria que você falasse um pouco sobre aquelas camas de pregos.

    Em filmes e desenhos animados sempre há homens apenas de calção e turbante deitados nelas nos mercados e ruas.

    Você pode nos contar se isso realmente existe pelas ruas da Índia e qual o significado de deitar-se em camas de pregos.

    Bjs e obrigada pela bela fonte de informação!

    Camila K.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha!! Eu tenho travesseiro de pena de ganso e vira e mexe tem mesmo uma me espetando!!
    Agora a curiosidade está em saber se este colchão de fibra de côco tem cheirinho bom! pergunto pq tenho uma toalha de mesa de fibra de coco e ela cheira a côco! Uma delícia.
    Outra coisa, já q estamos falando de cama. Tenho um amigo Indiano e uma vez ele me mostrou o colchão dele no chão e disse, olhe hj coloquei meu colchão no chão ao invés de deixá-lo na cama. Eu simplesmente disse é mesmo e não entendi o porquê, sabe me dizer o q ele estava querendo me mostrar? hehehe. se é q tem algum sentido!! hehehehe
    bjus,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  6. San querida, Tem que ter muita disposicao pra encarar a India...OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir
  7. Ah! N minha última semana na Índia, na casa do meu amigo Sankalp, dormimos numa esteira no chão. Ele nem me perguntou se eu me importava ou não, simplesmente colocou a esteira no chão e disse que era ali que eu dormiria... foram 5 dias assim. Mas sabe que dormi bem todos os dias.....

    ResponderExcluir
  8. nossa olhando a foto eles ate tentam dar uma incrementada na aparencia do colchao,ou seja quem ve cara nao ve o colchao de fibra de coco,fico imaginando atrabalheira que da arrancar os cabelos do coco,se fosse tipo pallha fica mais facil pq e soltinho,mas fibra do coco,parece tortura
    bjos rose

    ResponderExcluir
  9. Deve ser por isso que os indianos são tão revoltados; nunca têm uma boa noite de sono!

    Se o colchão de fibra de coco já é uma luxo aí na Índia, o que seria, então, Sandra, um colchão de molas ou espuma??? Coisa de Marte??? XP

    ResponderExcluir