15 de outubro de 2008

Blog Action Day






Namaskar
O Indi(a)gestão participa hoje, juntamente com outros blogs, do Blog Action Day; dia em que os blogueiros se unem para tratar de um único tema e assim tentar chamar a atenção dos leitores para certos problemas atuais importantes.
O Blog Action Day escolheu como tema para este ano a Pobreza.
Muitas sao as faces da pobreza mas nenhuma eh tao chocante quanto a fome.
Segundo estimativa da ONU, a India possui um grande numero de pessoas famintas. Mais de 200 milhoes de indianos sofrem de fome cronica (o mesmo que TODA a populacao do Brasil) .
Os estados indianos que mais sofrem com a fome cronica sao:
Madhya Pradesh, Uttar Prasdesh, Rajasthan, Orissa, Bihar e Maharashtra.

E os estados indianos que menos sofrem com a fome cronica sao:
Goa, Kerala e Mizoram.

Ate a decada de 80, ou seja, ha 20 anos atras, era comum morrer-se de fome na India. Veja foto abaixo.
Minha sogra indiana me contou que na decada de 80 os pobres batiam na porta das casas das pessoas implorando por um pouco da agua onde o arroz estava sendo cozido. Eles sabiam que nao ganhariam comida (arroz), entao em desespero, pediam por um pouco da agua fervente onde o arroz estava cozinhando. Isso meu amigo, minha amiga, eh que eh POBREZA!
Hoje em dia a mortalidade por fome da-se de modo mais lento, na forma da fome cronica, gracas ao crescimento economico da India nestes ultimos 20 anos. Veja fotos abaixo. Os pobres ja nao sao tao esqueleticos como nos idos de 70 e 80.





Voce precisa entender de uma vez por todas que ser pobre aqui na India eh MUITO diferente de ser pobre no Brasil por exemplo.

Aqui, pobre eh pobre de verdade!

Aqui as favelas NAO tem agua, luz e voce nao encontra barracos com TV e geladeira como em certos lugares no Brasil. Aqui nem nos da dita classe media temos agua e luz 24 horas por dia!!

Fotos: Google + http://spraguephoto.com

Clique no botao para assistir ao video.



Indi(a)gestão para o Blog Action Day.
Om Shanti

4 comentários:

  1. Olá Sandrinha,

    Como dói e revolta este tema, as fotografias....quando a fome nunca deveria existir.....dá para todos...será que não conseguem perceber isto e deixar de lado estúpido capitalismo e as guerras????

    Muito triste e revoltante é o mínimo que podemos dizer.....

    Joka grande, P.

    ResponderExcluir
  2. Sandra
    Hoje é o dia mundial de lavar as mãos, para conscientizar as pessoas para esse importante hábito de higiene.

    ResponderExcluir
  3. Sandra, como é de cortar o coração todas essas fotos e vídeos!

    Algumas vezes chego a me perguntar como seria o mundo se não existisse dinheiro, mas acabo desisto logo. Do jeito que a gana de alguns anda tão selvagem atrás de nada do que simples papéis verdes, para mim, é quase impóssivel pensar num mundo, na Terra, civilizado.

    Na Índia existem entidades que ajudam pessoas pobres assim como as do Brasil???

    O que mais me preocupa são os mendigos, que nada possuem, muitas vezes nem família. Há açguns que de tanto que sofrem acabam se tornando alvo de doenças mentais, como um daqui da minha cidade que é agressivo e vivo falando sozinho.
    O mais horrível ainda é pensar que só servirão para alguma coisa quando morrerem, pois sempre uma universidade os recolhe para aulas de anatomia...!

    ResponderExcluir
  4. San querida, Que coisa horrivel...quanto sofrimento. Uma coisa eu posso lhe dizer: Como os americanos sao solidarios!!! Estao sempre ajudando, doando comida, dinheiro, roupa...Agora na faculdade estamos ajudando 5 familias pobres...Eh... aqui tambem tem pobreza, mas nao tem miseria. Coitado do povo Indiano...muito triste...QUE DEUS AJUDE (ja que os ricos dai nao fazem nada). Bjs OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir