25 de outubro de 2008

Dhanteras

Namaskar

Em 2005 por ocasiao do Deepavali mais conhecido como Diwali, eu escrevi um rapido resumo do que seja este Festival das Luzes e para quem quiser saber mais, basta ir para o link abaixo.
No entanto, em um pais com mais de 5 mil anos de cultura, nada eh tao simples quanto parece, e assim sendo, vou ampliar hoje o seu conhecimento sobre o Diwali.

A economia indiana sempre foi e ainda continua sendo voltada principalmente para a agricultura. Podemos resumir dizendo que a India tem um cultura agraria.

Para a agricultura, uma das epocas mais importantes eh a da colheita. Durante a colheita ha abundancia de alimentos e com sua venda, ha tambem dinheiro no bolso. Assim, eh a epoca de festejar. Agradecer pela colheita deste ano e pedir bencaos para o proximo ano.

O Festival das Luzes, ou seja, o Diwali NAO se limita somente a noite do dia do Diwali, pelo contrario, comeca 2 dias antes com a celebracao de Dhanteras.

Dhanteras eh sempre celebrado 2 dias ANTES do Diwali, ou seja, este ano o diwali eh dia 28 de outubro, o que faz com que Dhanteras seja no dia 26 (domingo).

Dhanteras tambem eh conhecido como Dhantrayodashi e Dhanvantari Triodasi. Este eh um dia dedicado a deusa Laxmi (a deusa da fortuna).

Este eh um dia muito importante para os empresarios e lojistas pois eh o dia em que pedem as bencaos da deusa Laxmi para obtencao de riquezas, fortuna e prosperidade nos negocios.

As mulheres fazem alpanas e “pegadas” do portao ate a porta de entrada da casa para simbolizar a entrada da deusa Laxmi em sua casa (entrada da sorte e prosperidade).

Alpana

Durante a noite (as lojas ficam abertas ate a madrugada) saimos para comprar utensilios domesticos para que assim nunca falte comida em sua cozinha. Voce deve comprar nem que seja uma pequena colher, qualquer coisa que seja, para ter abundancia e prosperidade e comida farta.


E para voce nao ficar com saudades do blog que retorna no dia 29, deixo aqui uma pergunta para voce queimar seus neuronios:

Como voce associa o Diwali, o Halloween, o Dia de Todos os Santos e o Finados; sendo que sao celebracoes na mesma epoca do ano em diferentes partes do mundo?????

Nao se esqueca que no Dia de Todos os Santos, no dia de Finados e no dia do Diwali acende-se velas. E no Halloween acende-se velas dentro das mascaras feitas de abobora. Pura coincidencia???????????????

Nunca pensou nisso..... entao pode comecar a pensar............

Incredible Dhanteras!
Incredible Diwali!

Om Shanti

8 comentários:

  1. Antigamente, comemorava-se o Ano Novo perto destas datas de festas que vc mencionou. Seria essa a relação?

    Bom começo de semana, Sandra ^^

    ResponderExcluir
  2. Sandra, como vai? Queria agradecer pela sua dedicação ao blog. Acho que as pessoas de uma maneira geral tem muita dificuldade em lidar com a verdade, que não é feita apenas de fantasia e flores, mas de dor, injustiça e diferenças. Nem todo mundo entende o que vc faz e não importa realmente. Ninguém vai deixar de ir para a Índia por causa do blog, muito pelo contrário, elas podem viver uma experiência mais rica, estando cientes das diferenças. Minha mãe escreveu para vc recentemente e estou indo praí. Infelizmente acho que não consigo encontrá-la, estarei apenas um dia em Déli.
    Tenho certeza de que você faz mais pelo turismo da Índia do que o próprio governo. Quanto à abrir a sua casa, literalmente, e receber pedradas de volta...never mind.

    Lembre do que o Bapu disse:

    “Remember that all trough history the way of truth and love always won.…”

    Mahatma Gandhi

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu estava buscando informações sobra a India, o país dos meus sonhos e encontrei o seu blog! A cada dia me fascino mais com este universo e estou estudando e planejando minha viagem à India, para o ano que vem! adorei as informações que encontrei aqui.
    Adorei também que gosta de gatos, outra paixão da minha vida. Os indianos tem gatos em suas casas? Qual a relação deles com estes animais? Existe uma relação espiritual com os gatos?
    adicionei aos meus favoritos e sempre virei aqui conferir novidades. Namastê!
    Flávio

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, Vc fez a postagem sobre o pessoal que queria participar da novela fazendo figuração, e foi um sucesso, mais de 15 pessoas por dia, só que ontem tive problemas com meu gmail e tive que deletar a conta de vez! Nós só temos mais 2 semanas pra arrumar figurantes!!!
    Mas eu como leitora vim pedir a vc pra postar novamente sobre isso, mas só que com outro email, e dando preferência a quem mora no rio, pq as gravações serão lá!
    então seria assim:
    mandar emails com foto para
    vitor.surf2@gmail.com
    dando preferência ao pessoal do Rio...
    Brigadão Mais uma vez!
    Chris Tardelli.

    ResponderExcluir
  5. oi adorei seu blog, sou uma novata quando o assunto é sobre a Índia,mas a cada dia eu quero conhecer este país maravilhoso...
    um abraço,
    Raiane Jaines[blog mundo hindi]

    ResponderExcluir
  6. 5 gatos, Sandra? Que legal! Eu tenho 3, amo gatos!Quero ver fotos dos outros,só conheço o Tigu.
    Mas vem cá, vc faz comida p eles? Não comem ração?

    Bom,sabe que eu já pensei nessa coincidência de épocas entre o Diwali e o Hallowwen? Hmmmm teria algo a ver com equinócios ou solstícios? Já tô botando os celtas no meio, que horror!
    Mas, realmente não sei o que poderia explicar estas coincidências em culturas tão distantes e diferentes.

    Bjão felino!

    ResponderExcluir
  7. oi Sandra!!

    Como sempre nos surpreendendo hein ?
    8-)
    nen imaginava essa relacao do Dhanteras com o Halloween, mas nada como vir aqui espiar as novidades e saber mais !
    parabéns viu!

    beijao e boa semana prá ti!!!

    bjo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra,


    Lei seu blog faz uns dois anos e eu sempre quis perguntar isso: você é professora de quê?

    Obrigada.

    ResponderExcluir