10 de novembro de 2008

1° Festival Cultural Brasileiro na India – Parte 1


Festival de Culinaria da IBSA



Mara Alcamim, chefe de cozinha brasileira. Ausente.



Setor de comida brasileira. Abandonado.



Setor de comida da Africa do Sul. Jogado as moscas.



Setor de comida indiana, com o chefe de cozinha e toda sua equipe de cozinheiros que deram um show nos brasileiros e africanos!



Meu esposo com cara de quem nao gostou.


Namaskar

No dia 13 de outubro (mes passado), comecou o 1° Festival Cultural Brasileiro na India; e so vai terminar do dia 22 de novembro.

Eu estive em alguns dos eventos e é sobre eles que vou falar aqui no blog esta semana.
O primeiro evento que eu fui, foi o Festival de Culinaria IBSA.

IBSA é tratado de cooperacao comercial entre a India, o Brasil e a Africa do Sul.
O “Festival de Comida”, como ficou conhecido entre os brasileiros foi realizado no Hotel Ashok entre os dias 11 e 18 de outubro. Eu fui no dia 17 e descobri que era o ultimo dia e NAO haveria no dia seguinte (dia 18) conforme anunciado.

Embora alguns brasileiros que haviam ido prestigiar o evento tivessem me dito que “nao valia a pena”, resolvi ir mesmo assim e verificar por mim mesma. Infelizmente constatei que os brasileiros estavam corretos.

Os pratos do Brasil e da Africa do Sul estavam muito simples e o que acabou salvando o Festival de Culinaria IBSA foram os saborosos e bem preparados pratos indianos.

Eu pedi ao chef indiano que chamasse a chef brasileira Mara Alcamim, responsavel pela parte brasileira dos pratos, mas infelizmente ela ja havia partido da India. O mesmo ocorreu com o chef da Africa do Sul. Fui informada de que foram ao Sri Lanka.

Foi bastante decepcionante ver somente arroz simples, feijao simples, frango com molho de soja (coisa de chines), batata palha e couve-flor com molho branco na parte dos pratos brasileiros.
As frases mais ditas entre os brasileiros foram: “cade a feijoada?, o tutu mineiro?, a moqueca de peixe?, o bobo de camarao?, o acaraje? o arroz de carreteiro? o feijao tropeiro? o barreado? o churrasco? etc. Para comer arroz e feijao simples eu como na minha casa, nem uma linguicinha ou bacon no feijao etc”.

Pelo menos a sobremesa salvou a patria (brasileira), pois o pudim de leite e a cocada estavam bons, enquanto o Romeu e Julieta estava razoavel.

Ficam aqui algumas sujestoes:
  1. Cuidado, carinho, planejamento na selecao dos pratos.
  2. Selecionar pratos de diferentes regioes do Brasil.
  3. Selecionar pratos tipicos e conhecidos como os acima mencionados pelos brasileiros.
  4. Procurar saber com antecedencia quais os produtos disponiveis e principalmente os nao disponiveis no pais em que se esta indo cozinhar.
  5. Somente anunciar Caipirinha (a traditional drink made from sugar cane brandy, lemons and sugar), apos certificar-se de que realmente o produto estará disponivel, pois esta foi a segunda maior reclamacao entre a comunidade brasileira.
Om Shanti


.

12 comentários:

  1. Resumindo a história,a impressão que ficou foi de que aqui no Brasil se come muito mal!!! Realmente vergonhoso para um país com uma culinária tão rica.
    Se não me engano, houve uma mostra de filmes brasileiros promovida pela embaixada do Brasil aí e que também foi decepcionante.Pelo jeito,parece que o Brasil não quer fazer bonito para a Índia não. Abç. Verônica.

    ResponderExcluir
  2. Agora eu fiquei bege...que fiasco!!! Um festival indo-afro-brasileiro e quem levou a melhor foi o anfitrião??? Puxa vida!!! Essa chefe era sem noção ou então foi fazer a exposição sem muita vontade...Vai ver ela esqueceu que também haveria brasileiros para provar os quitutes, ou sei lá o que!!! Agora a cara do Swapan...realmente não tem preço!!! Parece que ele estava completamente decepcionado!!!
    Imagine você Sandra, falando para ele das maravilhas da cozinha brasileira e quando chega num evento desses...sem comentários...

    ResponderExcluir
  3. Gente!!! Esqueçam do tutu a mineira, o feijão tropeiro, a feijoada e a buchada de bode. Esqueçam tudo isso mesmo e vamos comer no Amazonas o tacacá, a tapioquinha, o X-caboquinho, a calderada de Tambaqui, o Açaí com tapioca, o Jaraqui frito com farinha de mandioca e bastante tucupi com pimenta malagueta...É UMA LOUCURA!!!!

    ResponderExcluir
  4. E com todo respeito San, seu marido é bem... na palavras de minha avó "apersuado" sem contar que Swapan está com cara de quem comeu e não gostou...bjs para o casal Número 1 da India.

    ResponderExcluir
  5. Sandra, vc que sempre fala as verdades, desta vez pegou leve, porque a verdade é que a comida estava HORRÍVELLLLLLLLLLL.
    O Brasil como sempre, deixou mais uma vez, uma péssima impressão. Paguei 45 Reais (1.000 Rupias) pela pior comida da minha vida. Foi uma vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Sandra que peninha....sniffffff
    poxa eu que sempre fico falando das comidas daqui pra vc.
    Realmente é triste pois sabemos que poderia ser diferente

    ResponderExcluir
  7. realmente Ester, eu foi muito decepcionado ….. especialmente queria comer pao de quejo, bobo de camarao, qualquer moqueca, coxinha, risole, calabreaa brasileira, acaraje e churrasco....... estava esperando pelo menos mandioca frito e uma feijoada boa !!!!......em deserts, queria quindim e maria mole …. e caipirinha tambem !!!! ….

    Veronica, nao concordo com voce … lembro que quando Sr. Lula veio aqui em 2007, tinha um festividade da comida brasileira tambem e comida da o tempo estava muito boa ….

    o brsil deve ser muito selectivo e cuidadoso sobre escolher seus itens das alimentares...... e se ele não faz isso ele semper vai perder a comida indiana. ☺ :-)

    obrigado Izis ….. ☺ :-)

    Swapan

    ResponderExcluir
  8. O pudim de leite estava pessimo, a cocada foi a unica coisa boa.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que decepção, que ódio, parece q fizeram de PROPÓSITO!!!

    ResponderExcluir
  10. aff, deviam ter mais criatividade mesmo...
    Mancharam a nossa imagem, uma culinaria tão rica, e se resumiu a um simples arrozinho com feijão...
    Ninguém merece...

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandrinha,

    Nossa, o Swapan ainda não aprendeu a apreciar a comida brasileira????

    Confesso que não gosto da comida indiana simplesmente por causa da quantidade de consimentos que lhe deitam porque tirando isso até seria uma comida muito interessante. Mas houve coisas que aprendi a gostar....e o que eu nunca esqueço foi o dellicioso pão. Lembraste do restaurante giratório?Eu nunca me esquecço do delicioso pão que ali comi nem a tua companhia ;D

    E que tal tentares de vez em quando cozinhar uma comidata brasileria para ver se o Swapan acaba por apreciar????

    Joka grande,P.

    PS. Aproveita para matar saudades.

    ResponderExcluir
  12. San querida, Que pena...quando finalmente voces tem a oportunidade de saborear a nossa comida deliciosa acontece isso...Mas o que aconteceu? Salgada? Podre? O que? Fica pra proxima ... :) Bjs OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir