17 de janeiro de 2009

Mala


Nâmaskar

Mala significa ‘guirlanda’ em sânscrito e deu origem ao rosário cristão, ao Îphreng-ba budista e ao terço católico.

O Mala é um objeto importantíssimo e antiquíssimo na história da ritualística religiosa indiana. Seu adepto mais notável é o deus Shiva.

Utilizada inicialmente no hinduismo, uma das mais antigas religiões do mundo, com cerca de 5 mil anos, o mala foi prontamente absorvido pelo budismo e posteriormente pelo cristianismo.

O mala é formado por uma sucessão de contas (‘bolinhas’) traspassadas por um fio e amarradas de forma circular; como o próprio nome em sânscrito sugere, no formato de uma guirlanda hindu.

O mala é utilizado para calcular o número de mantras recitados. No caso do terço cristão, é utilizado para calcular o número de orações feitas.

Os malas podem ser feitos de diversos materiais como por exemplo, sândalo (utilizado pelos devotos de Krishna), conchas (búzios), tulsi (sementes de manjericão), sementes de lótus, cristal e Rudraksha (utilizadas pelos devotos de Shiva, Durga e Ganesha).

Em geral os praticantes de ioga utilizam malas de Rudraksha, a menos que por motivos pessoais cultuem outro deus hindu. O 'pai' da ioga é Shiva, e Shiva está intimamente associado ao surgimento da Rudraksha. Ele utiliza diversos malas de Rudraksha em seu pescoço, e os praticantes de ioga e sadhus seguem seu exemplo.

Os malas de sementes são indicadas para práticas de deidades; estes malas são utilizados também pelos lamas tibetanos e budistas em geral.

No hinduísmo os malas possuem 108 contas, mas podem ser também de 54 ou 27 contas, pois estes são o número de vezes que o praticante deve repetir um mantra.

Os malas sempre possuem uma conta extra, chamada Meru, para que se tenha certeza quanto ao ciclo exato de repetições do mantra.

Mantra são palavras sagradas na lingua sanscrita. Quando se entoa um mantra em voz alta repetidas vezes da-se o nome de Japa. Se o devoto fizer o Japa com o auxílio de um mala, para contar corretamente o número de repetições, chamamos a esse conjunto de Japa Mala.

Que fique bem claro que mala é tão somente a guirlanda de contas em si, e que as palavras entoadas são os japas. Já vi muitos ocidentais referirem-se ao mala como ‘japa mala’. Voce pode utilizar o mala para outras finalidades alem do Japa!!

Japa Mala é o ato de entoar mantras por 108, 54 ou 27 vezes, utilizando-se um mala para não se perder a contagem.

Antes de manusear um mala a pessoa deve primeiramente lavar as mãos com água e sabonete.

Os malas devem ser manipulados somente com a mão direita.

Usar um mala de Rudraksha no pescoço, limpa a aura da pessoa tornando-a mais receptiva à práticas espirituais como a oração e a meditação.

Os malas de Rudraksha são os preferidos e os mais tradicionais aqui na Índia, devido ao seu poder de cura.











































.