14 de março de 2009

Mundan do Constantino









-->
Namaskar

Quem acompanha o Indiagestão sabe que no ano passado eu perdi uma amiga muito querida, a Patrícia Rocha. http://indiagestao.blogspot.com/2008/07/homenagem-patricia-rocha.html

E sabe também que ela deixou o Constantino, seu bebezinho que está sendo muito bem cuidado pelo papai indiano. http://indiagestao.blogspot.com/2008/08/constantino.html

Constantino se recuperou bem está agora com ótima saúde e acabou de passar pelo ritual do Mundan. O papai Binay está todo orgulhoso e me enviou as fotos do Mundan do Constantino. E hoje eu tenho a alegria de poder compartilhar com você.

Mundan ou Tonsurante (ato de raspar o cabelo) é uma importante cerimonia hindu.
Os sikhs realizam o Kesi Dahi equivalente ao Mundan hindu onde coloca-se iogurte na cabeça do bebezinho. Alguns cristãos copiaram a tradição e jogam água na cabeça dos bebes durante o batismo.

O Mundan também é conhecido como Chaula ou Choodakarana e é realizado após 6 meses do nascimento do bebe e também em seu terceiro ano de vida. Em algumas comunidades o Mundan é feito somente nos meninos e em outras comunidades é realizado também nas meninas.

Acredita-se que raspando a cabeça da criança ela livra-se de negatividades de suas vidas passadas. Uns vão alem e afirmam que o Mundan dá vida longa, um futuro melhor e protege a criança de mau-olhado.

Algumas comunidades consideram o cabelo dos bebes impuros e acreditam que somente a raspagem pode limpar o corpo e a alma do bebe.

Outros benefícios do Mundan são: melhora na circulação pela raspagem que auxilia o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. Perda de calor pela cabeça aliviando o desconforto o excessivo calor indiano. E alivio para a dor de cabeça e dor associada a dentição.

A mãe senta-se com a criança no colo e um sacerdote hindu raspa um pouquinho da cabeça do bebe enquanto entoa mantras sagrados. Em algumas comunidades é o pai da criança e não o sacerdote que raspa um pouco da cabeça do filho. Como Patrícia faleceu ela não pode segurar o Constantino no colo; foi o papai Binay e sua avó que fizeram isso.

Depois um barbeiro especializado em Mundan acaba de raspar o restante da cabeça da criança.

A cabeça é lavada com água do rio Ganga e em seguida é aplicada uma pasta de curcuma e sândalo que ajuda na cicatrização de cortes superficiais e mantém a cabeça fria.

O cabelo raspado deve ser ofertado a uma deidade ou a um rio sagrado.

Em algumas comunidades é deixado um pequeno tufo de cabelo na cabeça chamado de shika, choti ou bodi. A função do shika seria de proteger o cérebro.



























































.