15 de abril de 2009

Índia quer acabar até 2012 com o hábito de defecar ao ar livre


Fezes humanas em Varanasi.



Indiano defecando em publico.




Indiano defecando na praia em Chennai.

Namaskar

Isso nao eh noticia, eh PIADA!!!!!!

Como ensinar nocoes de higiene e limpeza para uma populacao de mais de 1 Bilhao de pessoas sendo que a maioria (68%) mora na zona rural sem eletricidade e sem agua encanada?????????

A Índia pretende erradicar até 2012 o hábito de defecar nas ruas, construindo banheiros para centenas de milhões de pobres e sem-teto, bem antes do prazo global para essa meta, segundo um ministro.

Estima-se que 2,6 bilhões de pessoas no mundo, um terço da população global, não tenham acesso a latrinas adequadas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Mais de metade delas vive na Índia e na China.

Especialistas dizem que na Índia há 700 milhões de pessoas nessas condições.

O hábito de defecar ao ar livre pode contaminar mananciais e difundir doenças como a diarréia, que mata milhares de pessoas por ano. A ONU tem como meta o fornecimento de saneamento básico universal até 2015.

'Até 2012, a Índia estará livre da defecação ao ar livre e atenderá aos compromissos internacionais a esse respeito', disse o ministro do Desenvolvimento Rural, Raghuvansh Prasad, na cúpula sobre higiene sanitária, na noite de quarta-feira.

Especialistas de 40 países participam dessa conferência, destinada a encontrar formas para que todas as pessoas do mundo tenham acesso ao saneamento básico.

Prasad disse que a Índia vai destinar 10 bilhões de rúpias (255 milhões de dólares) para projetos de saneamento rural neste ano, um aumento de 43 por cento em relação a 2006.

Cerca de meio milhão de indianos se dedicam a limpar fossas e retirar excrementos humanos em sacos, em lugares onde não há saneamento. Esse material costuma ser jogado em lixões, segundo especialistas.

A prática é proibida, mas permanece devido à falta de outros empregos e de redes de esgoto adequadas.

Colaborou: Carol Parisi de Chennai

Incredible India!

Om Shanti