23 de maio de 2009

Martha de Kolkata


Namaskar

A Martha de Kolkata (antiga Calcuta) compartilha mais um depoimento conosco.


Nao foi "por acaso" que vim parar nesse pais...Sei que cada um de nos tem um "proposito de vida" (em busca da FELICIDADE) e estamos aqui para realiza-lo. E durante meu "exilo" aqui na India, especialmente em Kolkata, percebi que "DEUS" estah o tempo todo nos testando, ou melhor, enviando os sinais que precisamos para "despertar", estarmos atentos aos nossos sentimentos e sair do "automatico". E cada experiencia nova que acontece comigo, vejo como "aprendizado".

Como
por exemplo, quando precisei de um servico de instalacao de internet e contratamos um especialista, o cara que veio fazer o trabalho, alem de nao saber falar ingles nao sabia usar computador; o cara que confeccionou minha cortina foi o mesmo que veio antes medir, mas a cortina ficou pequena; conheci algumas empresas indianas que fizeram um contrato com os estrangeiros que aqui vieram trabalhar e depois, simplesmente, alteraram, a favor deles, eh claro, diminuindo ateh o salario. E outras situacoes parecidas. E sabem o que eles respondem? SORRY SIR (com a maior naturalidade). Eh impressionante e nao tem nada de espiritual nisso, e sim, a tremenda "CARA DE PAU", falta de RESPONSABILIDADE E MORAL.

Eh nessa hora que eu percebo que estamos sendo "testados". O que fazer? Aprender a dizer 'NAO"?, a "REIVINDICAR"?, a TOLERAR?, a ter "COMPAIXAO"? "PACIENCIA"? ou SAIR DA LINHA E CAIR NA PORRADA?


Antes de morar aqui, eu achava que o povo indiano era ZEN, mas agora sei que muitos sao "ZEN NOCAO". Eu tambem achava que iria encontrar espacos para praticar Yoga, mas aqui em Kolkata, jah procurei e nao encontrei. Talvez por que na filosofia do Yoga soh mencionam tres Sutras sobre ASANAS (exercicios fisicos), o restante eh tudo teoria e atitude interior. Ha algumas pessoas praticando sozinhas, como eu ou grupos de idosos num parque proximo a minha casa. Coisas da Incredible India.


Outro dia, li uma reportagem que perguntava: Por que os brasileiros tem fascinio pela India? Entao o jornalista descreveu varios motivos e tambem vc Sandra, que sabiamente, destacou outros, inclusive o fato de nossos irmaos portugueses terem uma "influencia" inconscientemente e sobre vida passadas. Mas eu ainda vou "pegar uma carona" nesse assunto para falar de minhas experiencias e dizer que eu sinto uma ligacao mais forte com esse povo, que parece que nossos anscentrais se uniram com os indianos durante essas viagens dos portugueses, (a exemplo do pessoal e do Norte e Nordeste do Brasil que sao parecidos com eles, ateh mesmo alguns costumes e superticoes.

Aprendi com os aborigenes a reverenciar meus antepassados (sou bisneta de indio e filha de cearense) e acho que eh por isso que me sinto uma indiana.


Falando em superticoes, eu vivenciei uma outra experiencia que nao tem no Brasil. Eu fui de taxi para a escola e no caminho, (numa rua bem movimentada) , de repente o motorista parou e desligou o carro. Ficou quase um minuto sem fazer nada no meio do transito. E eu perguntava: Por que parou? (em ingles), mas ele nao respondia. Quando cheguei na escola, comentei com a minha professora e ela deu uma gargalhada que eu continuei nao entendendo nada. Depois ela me explicou que deve ter passado um gato na frente do carro e por isso o motorista parou para orar, pois quando um gato cruza a estrada, tem que parar e rezar para nao trazer ma sorte para ele. Como diz a Sandra, essa eh mais uma da INCREDIBLE INDIA.

Quem viver aqui por um longo tempo, verah coisas incriveis, hilarias, estupidas, tristes, alegres, diveritdas, inacreditaveis, surpreendentes...Mas prepare seu coracao.

Ateh a proxima.

MARTHA


Veja tambem o primeiro depoimento da Martha, na epoca em que ela morava em um hotel 5 estrelas e sinta a diferenca! :)http://indiagestao.blogspot.com/2008/02/depoimento-da-martha_06.html




























































.