10 de junho de 2009

O Fascínio pela Índia Desvendado - Parte 2




Namaskar

No artigo anterior expliquei porque a Índia exerce um grande fascínio entre brasileiros e portugueses; que atribui aos fatos históricos do inicio do século XVI.

Mas como explicar o fascínio que a Índia exerce sobre pessoas de outros países? Afinal estas não tiveram os fatores históricos que os portugueses e brasileiros tiveram.

Na década de 40 a Índia ganhou destaque no noticiário internacional durante seus esforços para tornar-se um pais independente e sair do julgo inglês. Nesta época, a figura esquálida e maltrapilha de Mahatma Gandhi passou a ser um símbolo de luta pacifica que deu certo! No entanto após seu assassinato em 1948 a Índia voltou a cair no esquecimento.

20 anos mais tarde na década de 60, um grupo de musica chamado Beatles se encantou por Maharishi Mahesh Yogi, um guru indiano, e por Ravi Shankar um citarista também indiano. Eles vieram para Rishikesh em fevereiro de1968 e ficaram algumas semanas aqui. Esta viagem influenciou seus milhares de fãs que passaram a se interessar por ioga, musica indiana e toda a filosofia vedica assim como o modo de vida indiano.

Os Beatles são vistos pelos indianos como os iniciadores do fluxo de ocidentais hippies/mochileiros que vem para a Índia até hoje em busca do nirvana.

Naturalmente que drogando-se tanto como o fazem, estas pessoas acabam tendo diversas “experiências espirituais”, visões e alucinações; daí a Índia ter ganho fama na década de 60 e 70 de país espiritualizado.

Ainda encontramos hoje em dia o pessoal do ‘cachimbo da paz’ especialmente em Goa e nas cidades de Rishikesh e Haridwar onde estive em fevereiro deste ano.
Este fato somou-se a guerra do Vietnã e ao movimento hippie da década de 70 que pregava o fim da guerra e exaltava a Paz e o Amor.

Nesta época o ocidente redescobriu a figura de Mahatma Gandhi fixando-a como um grande pacifista. O que ajudou a instalar no consciente coletivo a falsa noção da Índia como um país calmo, tranqüilo e espiritualizado; o que fascina muito as pessoas, pois acabam vendo a Índia como um oásis espiritual em um planeta árido pelo materialismo.





















































.